A Prefeitura de São Paulo anunciou dia 16 de novembro o início da operação "Travessia Segura", que objetiva reduzir o número de atropelamentos em cruzamentos considerados críticos na cidade. Foram contratados 120 orientadores de travessia, que ficarão espalhados em 19 cruzamentos na capital paulista para auxiliar os pedestres.
"São cruzamentos que, por critérios técnicos da área de segurança da CET, demonstram o maior perigo nesse momento. Ou porque a diminuição do índice de atropelamentos não foi tão grande quanto a diminuição geral, ou porque, por um motivo técnico, se ampliou o risco", afirmou o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes.
A meta da Prefeitura é reduzir, até 2012, o índice anual de mortes no trânsito de 2,3 a cada 10 mil veículos para 1,8. De acordo com dados da Prefeitura, em 2008 houve uma queda de 9% no número de pedestres mortos em decorrência de acidentes. Porém, no balanço de mortes no trânsito no 1º semestre de 2009, todas as categorias registraram queda, menos os pedestres - eles representam 45,5% das vítimas fatais.
Os orientadores atuarão nos 19 cruzamentos selecionados e em mais 41 no entorno deles. Estão previstas ações educativas em escolas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pretende organizar também caminhadas, passeios ciclísticos e apresentações de artes cênicas com fins educativos. A operação deve durar 1 ano.
Confira os cruzamentos onde haverá intervenção:
Centro
- Av. Ipiranga X Av. São João (mais um cruzamento próximo)
- R. João Teodoro X Av. Tiradentes e entorno (mais três próximos)
- Av. Duque de Caxias X Av. Rio Branco (mais três próximos)
- Av. Ipiranga X Av. Rio Branco
- R. Santa Ifigênia X Av. Ipiranga (mais um próximo)
- Av. Angélica X Av. Gal. Olímpio da Silveira (mais um próximo)
- Al. Glete X Av. São João (mais um próximo)

Paulista
- Av. Brig. Luís Antônio X Av. Paulista (mais quatro cruzamentos próximos)
- R. Augusta X Av. Paulista (mais três próximos)