Os acidentes de trânsito provocam a morte de mais de 3.000 pessoas por dia e custam ao mundo US$ 65 bilhões anuais, revelou dia 13 de novembro a FICV (Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho). Essa cifra representa mais do que toda a ajuda destinada aos países pobres, lembrou a organização às vésperas da primeira Conferência Mundial sobre Segurança Viária, que será realizada em Moscou. Além disso, para cada morte no trânsito, entre 20 pessoas e 30 pessoas ficam incapacitadas, em muitos casos de maneira permanente, ressalta a agência EFE.
Em termos anuais, 1,3 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito, enquanto outros 50 milhões sofrem algum tipo de traumatismo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), esses danos físicos são a principal causa da morte de jovens entre 15 e 29 anos e a segunda entre crianças de cinco a 14 anos.
A FICV diz que, na conferência de Moscou, tentará convencer os governos a sancionar e garantir o cumprimento das leis de trânsito. Além disso, a entidade defendeu a necessidade de diminuir os limites de velocidade, estabelecer mais restrições quanto a consumir álcool e dirigir, e tornar obrigatório o uso do cinto de segurança e de capacete nos países onde ainda não o é.
A FICV também recomendou a formação obrigatória em primeiros socorros para motoristas, aulas de segurança no trânsito para os jovens e campanhas nacionais para mudar o comportamento dos motoristas.
Fonte: agência EFE, em Genebra, 13 de novembro de 2009

Montadora inova com cinto inflável (10/11/2009)

Fazer uso do cinto de segurança é uma das atitudes imprescindíveis para um passeio de carro seguro. Porém, a lei que obriga todos os passageiros a usar o acessório não é uma constante na vida de algum (...)

Rio Rotativo no Saara (13/11/2009)