Parking News

Os carros elétricos vão contribuir para a redução das emissões de CO2 no mundo, mas isso vai levar tempo e os desafios a serem superados podem desacelerar sua produção, advertiu a organização "Transportes e Meio Ambiente" em um relatório publicado dia 11 de novembro e divulgado pela France Presse.
"Os visitantes do Salão do Automóvel de Frankfurt em 2009 tiveram a sensação de que o futuro será elétrico. Cada construtor de fato apresentou um projeto virtual de carro elétrico, e este é o assunto do momento", destacou a ONG. Mas a realidade é totalmente outra. "Teremos de esperar várias décadas para ver modelos substituindo os carros a gasolina", afirmou um dos representantes da ONG, Dudley Curtis, durante uma entrevista à imprensa em Bruxelas.
"Seu desenvolvimento será limitado até 2030", disse. "Segundo as estimativas, os carros elétricos devem representar 25% das vendas de carros novos até 2050", destacou o relatório.
"Choque elétrico"
Mas é preciso superar vários obstáculos. O principal será evitar um "choque elétrico", ou seja, um forte aumento do consumo de energia elétrica, insistiu a organização.
Segundo relatório da Eurelectric, a associação dos produtos de eletricidade da União Européia (UE), de 2009, a substituição completa do parque automobilístico por veículos elétricos provocaria aumento de 15% do consumo na região. "Esta nova demanda vai significar maior utilização do carvão e do nuclear", afirmou a Transportes e Meio Ambiente.
"Outro grande obstáculo será o custo e a capacidade das baterias", destacou.
Os carros híbridos atualmente comercializados custam entre 3.000 e 5.000 euros a mais que os modelos tradicionais e as baterias representam 75% desses custos extras, destacou a organização.
"Será possível reduzir os custos, mas não em médio prazo e não suficientemente para que os carros elétricos possam entrar verdadeiramente em concorrência com os carros tradicionais em 20 anos", disse.
Fonte: France Presse, em Bruxelas (Bélgica), 11 de novembro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Montadora inova com cinto inflável (10/11/2009)

Fazer uso do cinto de segurança é uma das atitudes imprescindíveis para um passeio de carro seguro. Porém, a lei que obriga todos os passageiros a usar o acessório não é uma constante na vida de algum (...)

Rio Rotativo no Saara (13/11/2009)

O estacionamento que funciona aos sábados ao longo da Avenida Presidente Vargas, e que serve de apoio ao comércio da Saara, será operado pelo sistema Rio Rotativo a partir deste fim de semana. Os moto (...)

Hora Park vence licitação em Limeira (07/11/2009)

A Hora Park venceu a concorrência pública para exploração do serviço de estacionamento rotativo de Limeira por mais cinco anos com valor estimado da contratação de R$ 9,3 milhões, conforme licitação. (...)

Pisca-pisca espião (18/11/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a trocar parte das 144 lombadas eletrônicas da cidade. Além de flagrar motoristas que dirigem acima da velocidade máxima permitida ou tentam furar o (...)


Seja um associado Sindepark