O fluxo de veículos leves em rodovias com pedágio cresceu 1,6% em janeiro, na comparação com dezembro de 2011, considerando os dados dessazonalisados, conforme apontam os dados da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) divulgados dia 10. O fluxo dos leves está associado ao mercado de trabalho, que sofreu muito pouco com a crise internacional, que não afetou a atividade doméstica. "O mercado de trabalho reage com defasagem às incertezas da crise e, por enquanto, não há tendência de recessão. Ao contrário, a ocupação formal aumentou no período, o que reflete no bom resultado dos leves", explica ao InfoMoney o economista da Tendências Consultoria Integrada, responsável pelo levantamento, Rafael Baccioti.
Quanto ao fluxo de veículos pesados, houve queda de 0,3%. Considerando o fluxo total de veículos, houve alta de 1% no mês passado, em relação a dezembro de 2011.
Aumento na análise anual
Frente a janeiro de 2011, houve avanço de 3,8% no fluxo total de veículos em rodovias pedagiadas. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 5,9%. Confira, na tabela abaixo, as variações dos fluxos em estradas pedagiadas:

Taxa de crescimento do fluxo pedagiado
Índice        Jan 2012/Jan 2011      Jan 2012/Dez 2011     12 meses
Geral         3,8%                         1%                            5,9%
Leves         3,4%                         1,6%                         5,8%
Pesados     5,1%                         -0,3%                        6,3%
Fonte: ABCR/Tendências Consultoria

São Paulo e Rio de Janeiro
São Paulo registrou aumento de 0,8% no fluxo de veículos em rodovias com pedágio, na comparação mensal, e acréscimo de 3,2%, na comparação anual. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 6,8%.
Considerando os veículos leves, houve aumento de 0,6% no fluxo, na comparação com dezembro, e alta de 3% frente a janeiro de 2011. Nos últimos 12 meses, a elevação foi de 6,7%.
O movimento nas estradas concedidas no Rio de Janeiro, no geral, mostrou alta de 1,4% em janeiro, em relação a dezembro de 2011, considerando os ajustes sazonais. Nesta mesma comparação, o movimento de veículos leves subiu 1,6% e o de pesados variou 0,3%. Na comparação anual, ou seja, janeiro de 2012 contra janeiro de 2011, o índice geral cresceu 4,1%. O movimento dos veículos leves aumentou 3,8% e o dos pesados, 5,4%. Nos últimos 12 meses, o total geral cresceu 4,9%. O fluxo de leves subiu 5% e o de pesados, 4,5%.
Fonte: site InfoMoney, 10 de fevereiro de 2012