O cumprimento das leis que garantem vagas preferenciais a idosos e deficientes físicos cresceu 150% nos últimos dois anos em Sorocaba, interior de São Paulo. Segundo a Urbes, empresa que administra o trânsito na cidade, em janeiro de 2010, apenas 35% dos motoristas respeitavam as vagas preferenciais. Hoje, este índice alcança 88%, destaca o G1.
Em 2011, mais de mil motoristas foram multados por estacionar em vagas destinadas a deficientes físicos e quase quatro mil cometeram infração por parar em vagas de idosos. Apesar da queda, porém, o desrespeito às leis ainda é visível em alguns pontos da cidade.
O Conselho Nacional de Trânsito determina que pelo menos 2% das vagas disponíveis em lugares públicos sejam destinadas a maiores de 60 anos e a pessoas com deficiência. O desrespeito à lei é considerado infração leve e prevê perda de três pontos na carteira do motorista responsável pelo carro, além de multa.
Para poder estacionar sem receber multa, as pessoas que têm direito às vagas preferenciais devem ir até a sede da empresa que administra o trânsito na cidade - no caso de Sorocaba, a Urbes - e pedir uma autorização especial. O documento, então, deverá ficar sempre à mostra no painel do veículo.
Fonte: portal G1, 12 de fevereiro de 2012