O consumo de gasolina no Brasil em janeiro deste ano cresceu 36% na comparação com igual mês de 2011, revelou dia 10 o diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa. O executivo, porém, não divulgou a quantidade do combustível consumido no mês passado, segundo a Agência Estado. Costa previu que este ano o Brasil aumentará em cerca de 30 mil barris diários a produção de gasolina em suas refinarias. Isso porque em meados do ano entrará em operação a unidade de coque da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, conhecida como Repar, em Araucária (PR). "Isso já dá uma melhorada", afirmou o diretor.
"Expectativa de reajuste zero"
O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Vasconcelos, reiterou a expectativa em relação ao reajuste zero no preço dos combustíveis.
No mercado financeiro, há uma percepção de que a estatal poderá reajustar o preço dos combustíveis em razão da diminuição do lucro da Petrobrás no ano passado, conforme balanço divulgado na véspera.
"Nossa hipótese de trabalho é a mesma que está na ata do Copom, de reajuste zero para os preços dos combustíveis", afirmou após a divulgação do boletim regional do BC.
Fonte: Agência Estado, 10 de fevereiro de 2012