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O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou a quarta edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Automotiva, ranking que lista o consumo de carros inscritos de forma voluntária pelas fabricantes. A lista de 2012 elenca 51 modelos (o instituto usa uma classificação no mínimo esquisita, totalmente diferente daquela utilizada na venda de carros, mas termina por considerar um total de 157 versões) de oito marcas - Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen. As informações são do UOL.
Os carros recebem notas que variam de A (mais eficiente) até E (menos eficiente). O Inmetro usa como critério o consumo oficial obtido pela norma NBR 7024, quase um teste de laboratório - o resultado deste teste é convertido em Joule, unidade de medida física de energia produzida (e consumida), para poder comparar carros com diferentes tipos de motorização. De acordo com o instituto, o consumo oficial pode ter diferença superior a 20% em relação ao obtido por usuários, por conta de fatores externos, como falta de manutenção, pneus descalibrados, direção agressiva com acelerações e frenagens bruscas, velocidade elevada, trânsito congestionado, combustível inapropriado, condições adversas de via ou de clima e excesso de peso.
A participação dos fabricantes no programa não é obrigatória, e quem opta por participar escolhe quais carros vai incluir no levantamento. Ainda assim, todas as marcas que concordaram em fazer parte do ranqueamento são obrigadas a afixar etiquetas com o resultado da avaliação do Inmetro no para-brisa dos carros à venda, a partir de abril. Os dados também ficam disponíveis na tabela publicada no site do Inmetro (www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br). As classes de eficiência ficarão congeladas por três anos - outra novidade nesta edição foi a adoção de fixar previamente por três anos as faixas de classificação das diversas categorias que tenham obtido a participação de pelo menos 10 modelos na edição do ano anterior. Em 2011, as categorias subcompactos, compactos, médios, grandes e carga derivado alcançaram esta condição e terão as faixas de classificação mantidas por três anos. A partir de 2015 valerão as faixas de classificação de 2012 se a nova mediana que é usada de parâmetro para a montagem da classificação for superior à que foi fixada e assim por diante. Nas demais categorias que não alcançaram a quantidade mínima de 10 carros continuam com as faixas de classificação sendo calculadas anualmente. Nesta condição se encontram as duas novas categorias que estreiam nesta edição, SUV e minivans, a comercial e a fora de estrada.
Fonte: UOL, 7 de fevereiro de 2012

Categoria: Geral


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