As empresas pré-operacionais Ekoparking, do ramo de estacionamentos, e Play Bev, da área de bebidas, enviaram dia 7 de fevereiro pedido de registro de companhia aberta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O objetivo é entrar ainda neste primeiro semestre no Bovespa Mais, o chamado mercado de acesso da bolsa, voltado para companhias de pequeno e médio porte. As empresas apenas listarão as ações no segmento, sem a realização de uma oferta pública inicial de papéis, explica o Valor Econômico. Atualmente, o Bovespa Mais conta com duas empresas, sendo que apenas uma captou recursos.
As duas companhias foram criadas pela Templars Trust, com sede em Curitiba, e têm Alexandre de Souza Azambuja como diretor de relações com investidores. O Templars se dedica à administração de ativos mobiliários, imobiliários e de participações societárias. Ele faz também montagem de projetos de investimentos para empresas e aporta recursos, próprios e de terceiros, em troca de participação no capital, entre outras atividades.
O carro-chefe da Play Bev será o Playboy Energy Drink, energético voltado para o consumo em festas noturnas. A companhia, que importará o produto para a América Latina, assinou em dezembro um contrato com a revista americana para uso da marca por dez anos, prorrogáveis pelo mesmo período. Pelo acordo, a Play Bev também poderá organizar eventos usando a marca Playboy.
Outra empresa que entrou com pedido de companhia aberta na CVM dia 7, a Ekoparking pretende levar às cidades-sede da Copa do Mundo o modelo de estacionamento robotizado, uma espécie de prédio em que a movimentação dos carros é feita por meio de um conjunto de plataformas móveis e elevadores.
A empresa é controlada pelo empresário Oziel Barbosa de Figueiredo, com 88% do capital, sendo o restante detido pelo fundo de investimento.
Nos dois casos, segundo o executivo, o objetivo é dar visibilidade para as marcas e capitalizar as empresas com a entrada de investidores estratégicos por meio de leilões no mercado de balcão organizado.
No primeiro ano de captação, cada uma das empresas pretende levantar cerca de R$ 75 milhões, segundo ele. "Agora queremos promover tíquetes menores para dar o start up. Conforme formos posicionando a marca, faremos tranches menores, mas sequenciais", explicou o executivo.
A expectativa de faturamento para as companhias varia entre R$ 100 milhões e R$ 200 milhões no primeiro ano de atividade, que deve ter início até julho.
Criado em dezembro de 2005 com o objetivo de ser a porta de entrada para pequenas e médias empresas, o Bovespa Mais só tem duas companhias listadas até hoje, apesar das incansáveis investidas da bolsa para emplacar o segmento.
Fonte: jornal Valor Econômico (SP), 8 de fevereiro de 2012

Categoria: Mercado