Os motoristas que não respeitarem a faixa exclusiva da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) já serão ser multados. Podem circular pela faixa ônibus, táxis, e veículos de transporte escolar cadastrados. A faixa exclusiva foi inaugurada em 27 de dezembro, mas a aplicação de multas foi atrasada para que os motoristas pudessem se adaptar, informou o governo do DF, segundo o G1. De acordo com a regulamentação publicada no Diário Oficial do Distrito Federal no dia 10, a infração para quem não respeitar a faixa exclusiva será considerada leve, com a perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,23.
O Departamento de Estradas de Rodagem informou que as penalidades vão ser aplicadas de duas formas: durante a abordagem dos veículos infratores, realizadas pelos agentes de trânsito, ou por meio de radares eletrônicos - oito foram instalados no trecho entre o Pistão Sul até o começo da Candangolândia.
O DER tem o registro das placas dos ônibus, táxis e vans escolares que possuem permissão para trafegar pela faixa exclusiva. Assim, se um carro, moto ou caminhão passar pela faixa e o sistema eletrônico não reconhecer a placa já registrada, será emitida a multa.
Com a entrada em operação da faixa exclusiva no local, o tempo gasto entre as rodoviárias do Riacho Fundo e do Plano Piloto diminuiu em média 20 minutos no percurso de ida de volta para quem faz o trajeto de ônibus.
Além da EPNB, mais uma importante via do Distrito Federal conta, desde o último dia 31, com um corredor exclusivo para ônibus: o da Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
Fonte: portal G1, 13 de fevereiro de 2012