O movimento nas estradas medido pelo índice da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) registrou retração de 0,5% em agosto, na comparação com o mês de julho. Os dados são dessazonalizados. A queda foi registrada tanto em relação aos leves como aos pesados. O fluxo de pesados recuou 0,1% na comparação. Para Juan Jensen, economista da Tendências (que participa da elaboração do índice), isso reflete arrefecimento da indústria. "O resultado de agosto reflete uma indústria em trajetória de queda", diz.
Segundo o Valor Online, o fluxo de veículos leves também apresentou queda. O movimento desse tipo de veículo caiu 0,4% quando comparado com julho, em termos dessazonalizados. Segundo a Tendências, apesar de a renda continuar em alta, a queda pode apontar uma desaceleração do processo de geração de empregos. "A trajetória de forte alta do emprego, que observamos ao longo dos últimos dois anos, não será mantida", afirma Jensen, que acredita que não haverá demissões - apenas menor crescimento.
Com relação ao mesmo período de 2010, o índice geral ainda persiste a apresentar elevação, de 5,2%. Nessa mesma comparação, o fluxo de veículos pesados cresceu 7,7% e o de leves apresentou alta de 4,1%.
Dentre os Estados pesquisados, o Paraná apresentou a maior queda no índice geral: retração de 1,1%. São Paulo teve a segunda maior queda (-0,3%). Já Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro tiveram alta no índice geral: 0,3% e 0,2%, respectivamente. Os dados são dessazonalizados.
Fonte: jornal Valor Online, 9 de setembro de 2011

Governo deve mudar incentivo a carro (06/09/2011)

O governo deve desistir de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros conforme previsto na nova política industrial, Brasil Maior. O problema é a resistência das montadoras (...)

7 mil multas na faixa de pedestre (07/09/2011)