Os motoristas de São Paulo não estão habituados a prestar a devida atenção às faixas de pedestres. Outros elementos na paisagem, como carros, motos e pessoas dentro e fora das calçadas, tendem a estimular bem mais a visão, segundo pesquisa do laboratório de neuromarketing da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Conforme reportagem do Estado, o estudo foi feito a pedido da agência que criou a campanha da Prefeitura para incentivar o respeito ao trecho do asfalto destinado ao pedestre. O vídeo começou a ser divulgado há poucos dias na televisão. Um homem vestido como faixa aparece tentando atravessar a rua e quase sendo atingido por alguns carros.
Para o estudo, os pesquisadores selecionaram 40 pessoas que dirigem diariamente na capital e mostraram cinco fotos com situações diferentes de pedestres atravessando vias na cidade. As imagens também tinham pequenos textos publicitários. Um aparelho registrou os locais focados pelos olhos dos participantes. Em todas as imagens - expostas em uma tela durante dez segundos cada uma -, os participantes praticamente não olharam para a faixa de travessia.
"Percebemos que a faixa não faz parte do dia a dia das pessoas, como um ente ativo", diz o engenheiro eletrônico e coordenador do laboratório de neuromarketing da FGV, Carlos Augusto Costa. "Como ninguém tem intimidade com ela, então não é tão respeitada."
Outro resultado da pesquisa é que rostos geralmente chamam a atenção dos motoristas. "Os rostos criam um engajamento emocional. Por isso, há uma recomendação para que se atravesse a rua olhando para o lado de onde vem o carro", diz Costa. Ele acrescenta que a atitude ajuda a criar uma proximidade com quem está dirigindo.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 8 de setembro de 2011

Governo deve mudar incentivo a carro (06/09/2011)

O governo deve desistir de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros conforme previsto na nova política industrial, Brasil Maior. O problema é a resistência das montadoras (...)

7 mil multas na faixa de pedestre (07/09/2011)