Cerca de 7 mil motoristas foram multados entre os dias 8 e 27 de agosto por desrespeito ao pedestre em 91 cruzamentos da capital. Uma média de 400 condutores flagrados por dia em infrações. Os números já são reflexo do Programa de Proteção ao Pedestre, da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que há um mês intensificou a fiscalização nas faixas. As multas foram emitidas por 154 agentes de trânsito desde o início da ação, em 8 de agosto. O Diário de S. Paulo alerta que as 91 travessias estão no Centro e na região da Avenida Paulista, que compreendem a 1ª Zona de Máxima Proteção ao Pedestre.
A fiscalização também é feita por 36 policiais militares do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito). Antes de intensificar a autuação dos motoristas infratores no mês passado, a CET fez uma campanha durante três meses, com início em 11 de maio, para orientar e tirar dúvidas dos condutores na região central. Nos quatro primeiros meses do Programa de Proteção ao Pedestre, que tem o objetivo de reduzir o número de mortes em atropelamentos, o saldo é positivo, segundo a CET. Uma pesquisa do órgão apontou que a prioridade aos pedestres na faixa aumentou de 10% para mais de 25%. Novas áreas
Desde o inicio da campanha, os atropelamentos caíram 61% no Centro. Entre 11 de maio e 10 de agosto deste ano, foram 13 atropelamentos em 35 cruzamentos desta área. No mesmo período de 2010, foram registrados 33. Nos 12 meses do ano passado, ocorreram 101 atropelamentos. A CET ampliou o programa para oito novas áreas e seis corredores. As multas começam no dia 19 de setembro.
Fonte: Diário de São Paulo, 7 de setembro de 2011

Governo deve mudar incentivo a carro (06/09/2011)

O governo deve desistir de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros conforme previsto na nova política industrial, Brasil Maior. O problema é a resistência das montadoras (...)

Restrição reduz frota de caminhões (09/09/2011)