Neste mês de setembro, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta o transporte de crianças de até 10 anos completa um ano. Nesse primeiro ano em que vigorou a resolução, o Departamento de Trânsito do Estado de Goiás (Detran Goiás) aplicou no Estado 1.774 multas a motoristas que transportavam crianças de forma irregular, destaca o Jornal Anhanguera. Em Goiânia, a Agência Municipal de Trânsito (AMT) aplicou cerca de 300 multas. Número considerado pequeno diante da frota de um milhão de veículos.
Segundo o diretor de trânsito da AMT, Miguel Carlos Pereira Leite, há um dado da Organização Mundial de Saúde (OMS) que diz que se reduz em 75% o número de crianças vitimadas em veículos quando estão usando todos os equipamentos, adequadamente.
Há também muitos casos de famílias que, muito antes de a regra entrar em vigor, já faziam questão de usar a cadeirinha para transportar os filhos com segurança. A fonoaudióloga Laura Cristina Ávila Borges não esperou pela lei. Desde bebezinhos, os filhos são transportados de forma segura. "Tanto aqui quanto no carro da avó. No carro do tio... A gente passa a cadeirinha se for preciso, mas eles não vão soltos atrás em hipótese alguma", enfatiza.
De acordo com a resolução do Contran, recém-nascidos e crianças com até um ano de idade devem ser transportados no bebê-conforto. De um a quatro anos, na cadeirinha; de quatro a sete anos e meio, em assentos com elevação e cinto de segurança. E a partir desta idade, somente com cinto de segurança.
Fonte: Jornal Anhanguera 1ª Edição, 10 de setembro de 2011

Governo deve mudar incentivo a carro (06/09/2011)

O governo deve desistir de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros conforme previsto na nova política industrial, Brasil Maior. O problema é a resistência das montadoras (...)

7 mil multas na faixa de pedestre (07/09/2011)