Parking News

Muitos brasileiros correm riscos no trânsito por imprudência. Esses motoristas também colocam em perigo a vida de outras pessoas. No sinal amarelo, em vez de esperar, muitos motoristas enxergam nestes segundos de alerta tempo para "pensar". "Sinal amarelo? A gente pensa: ou vai ou fica", diz o músico Gustavo Cavalieri.
A cada sinal amarelo, motoristas se arriscam e acabam avançando no vermelho.
"Todos nós fazemos isso. O amarelo nos incita, às vezes, a acelerarmos mais, mas isso constitui um perigo real. Ao transpor o amarelo, você não está vendo, mas às vezes você está no vermelho", diz o perito de trânsito da Polícia Civil, Paulo Ademar.
Correr esse risco traz consequências. No Brasil, avanço de sinal é uma das principais causas de atropelamentos na faixa de pedestres.
Alguns motoristas acreditam que é possível passar o sinal amarelo se a linha no asfalto, que ao longo de ruas e avenidas é pontilhada, fica contínua quando se aproxima da faixa de pedestre.
O doutor em Planejamento, Transporte e Logística Paulo Resende explica qual é a função da faixa. "Essa faixa é para disciplinar os movimentos, ou seja, os carros ficam na faixa certinha, de acordo com o destino deles no cruzamento. Não tem nada a ver com o tempo do sinal", diz.
Ao contrário do que se pensa, a faixa antes do cruzamento deve ser vista como mais um alerta para tirar o pé do acelerador.
"Quando você acelera no amarelo, você está com maior velocidade. Com isso, você vai precisar de mais tempo para parar. Se você já estiver em cima de um sinal de pedestre, você não vai conseguir", diz Resende.
Fonte: Jornal Nacional, 18 de janeiro de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vida que se vive em 98 segundos (22/01/2010)

Foi em intervalos nem sempre constantes de 98 segundos que nasceu a amizade entre Wilma e Celina. Assim que o semáforo do cruzamento da Avenida Rebouças com a Rua Henrique Schaumann fica vermelho, lá (...)

Estacionamento proibido gera revolta (21/01/2010)

Moradores e comerciantes da Rua Cesário Bastos, Vila Bastos, em Santo André, reclamam da proibição de parar e estacionar na via. Segundo relatos, a Prefeitura colocou as placas indicando a proibição h (...)

Vagas em estacionamento (25/01/2010)

A Resolução 303, de 18 de dezembro de 2008, visa regularizar um direito já adquirido pelos idosos no seu Estatuto, qual seria, que 5% das vagas de estacionamento existentes sejam destinadas preferenci (...)

Inquilinato: nova lei já está em vigor

Entrou em vigor dia 25 de janeiro em todo o País a nova Lei do Inquilinato (Lei nº 12.112), que implementa mudanças drásticas no mercado imobiliário. A nova lei altera principalmente a relação entre o (...)

Draco investiga máfia das vagas (22/01/2010)

A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e Inquéritos Especiais (Draco/IE) vai investigar as denúncias de que milicianos estariam ameaçando e expulsando guardadores de carros de seus locais de tra (...)


Seja um associado Sindepark