Parking News

Este é o janeiro mais chuvoso dos últimos 77 anos de medições da Universidade de São Paulo (USP). O dado se refere à Grande São Paulo, e o professor Augusto José Pereira Filho, doutor em meteorologia, lembra que o volume de chuva em 2009 já tinha sido o quinto maior, de acordo com os registros. "O solo já não tem mais condições de filtrar a água, é como uma esponja que chegou a um nível de saturação. Então, qualquer chuva escoa superficialmente causando alagamentos, enchentes", afirmou ao Jornal Nacional.
Em uma cidade cada vez mais impermeabilizada, coberta de asfalto e cimento, a água que escorre na superfície de São Paulo só tem como saída os bueiros. Quando sujos, entupidos, eles causam alagamentos localizados. Quando estão limpos, eles levam a água mais rapidamente para galerias, córregos e para o seu destino na cidade: o Rio Tietê.
"Não tem outra saída de drenagem que não seja o Tietê. Não há centímetro que se impermeabiliza que não tenha reflexo no Tietê", diz Mônica Amaral Ferreira Porto, professora de Engenharia Hidráulica na USP.
O estacionamento no campus da USP está sendo usado para um estudo: metade foi pavimentada com um asfalto mais poroso; a outra metade tem tijolinhos de cimento. O estudo é recente, mas em relação à chuva que castigou São Paulo na madrugada do dia 21 de janeiro já é possível ver resultados.
Nove horas depois da tempestade, a água, que se infiltrou no solo, escoava lentamente, bem longe do Tietê.
CGE
O mês de janeiro também está perto de ser o mais chuvoso na história de medição do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), ligado à Prefeitura de São Paulo, que mede o volume de precipitação desde 1995. Segundo o centro, a capital já teve nesses 21 primeiros dias do ano 316,9 mm de chuva.
O recorde registrado pelo CGE é de 1996: 318,8 mm durante todo o mês. Ou seja, falta apenas 1,9 mm para que a marca seja batida nos dez dias restantes do mês.
Fonte: Jornal Nacional, 21 de janeiro de 2010

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Vida que se vive em 98 segundos (22/01/2010)

Foi em intervalos nem sempre constantes de 98 segundos que nasceu a amizade entre Wilma e Celina. Assim que o semáforo do cruzamento da Avenida Rebouças com a Rua Henrique Schaumann fica vermelho, lá (...)

Estacionamento proibido gera revolta (21/01/2010)

Moradores e comerciantes da Rua Cesário Bastos, Vila Bastos, em Santo André, reclamam da proibição de parar e estacionar na via. Segundo relatos, a Prefeitura colocou as placas indicando a proibição h (...)

Vagas em estacionamento (25/01/2010)

A Resolução 303, de 18 de dezembro de 2008, visa regularizar um direito já adquirido pelos idosos no seu Estatuto, qual seria, que 5% das vagas de estacionamento existentes sejam destinadas preferenci (...)

Inquilinato: nova lei já está em vigor

Entrou em vigor dia 25 de janeiro em todo o País a nova Lei do Inquilinato (Lei nº 12.112), que implementa mudanças drásticas no mercado imobiliário. A nova lei altera principalmente a relação entre o (...)

Draco investiga máfia das vagas (22/01/2010)

A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e Inquéritos Especiais (Draco/IE) vai investigar as denúncias de que milicianos estariam ameaçando e expulsando guardadores de carros de seus locais de tra (...)


Seja um associado Sindepark