Parking News

Empresas privadas já podem aderir ao programa "Empresa Cidadã", que prevê o abatimento de impostos para companhias que prorrogarem por mais dois meses a licença-maternidade de suas funcionárias. A Receita Federal publicou dia 22 de janeiro norma regulamentando a adesão das empresas. Para quem já está de licença-maternidade, o prazo de pedido de adesão terminou dia 22.
De acordo com o secretário de Arrecadação e Cobrança, Marcelo Lins, o pedido de extensão da licença deve partir da empregada, que tem um mês após o parto para fazê-lo. Depois do pedido, a empresa poderá fazer a adesão no site da Receita Federal e então poderá descontar no Imposto de Renda o valor integral dos dois meses de salário pagos adicionalmente.
A concessão do benefício, porém, não é obrigatória. Se a empresa entender que não é vantajoso para ela, poderá se negar a prorrogar a licença por mais dois meses. "É uma decisão interna dessa força de negociação, dos acordos coletivos", afirmou.
O desconto no IR só será possível para empresas que fazem a declaração pelo lucro real, não havendo desconto para empresas do lucro presumido e do Simples. Para Lins, isso não impede que essas empresas também ofereçam a prorrogação.
Atualmente, servidoras públicas já têm direito a licença-maternidade de 180 dias. Para as funcionárias de companhias privadas, as empresas são obrigadas a conceder a licença-maternidade por 120 dias. Nesse período, o salário é pago pelas empresas, que são ressarcidas pelo INSS.
A lei que cria a licença de 180 dias entrou em vigor em setembro de 2008, mas só no fim do ano passado foi publicado decreto regulamentando a lei. As empregadas que já estão de licença, porém, só poderiam fazer o pedido de prorrogação até o dia 22, um mês após a publicação do decreto.
Fonte: Folha Online, 22 de janeiro de 2010

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Vida que se vive em 98 segundos (22/01/2010)

Foi em intervalos nem sempre constantes de 98 segundos que nasceu a amizade entre Wilma e Celina. Assim que o semáforo do cruzamento da Avenida Rebouças com a Rua Henrique Schaumann fica vermelho, lá (...)

Estacionamento proibido gera revolta (21/01/2010)

Moradores e comerciantes da Rua Cesário Bastos, Vila Bastos, em Santo André, reclamam da proibição de parar e estacionar na via. Segundo relatos, a Prefeitura colocou as placas indicando a proibição h (...)

Vagas em estacionamento (25/01/2010)

A Resolução 303, de 18 de dezembro de 2008, visa regularizar um direito já adquirido pelos idosos no seu Estatuto, qual seria, que 5% das vagas de estacionamento existentes sejam destinadas preferenci (...)

Inquilinato: nova lei já está em vigor

Entrou em vigor dia 25 de janeiro em todo o País a nova Lei do Inquilinato (Lei nº 12.112), que implementa mudanças drásticas no mercado imobiliário. A nova lei altera principalmente a relação entre o (...)

Draco investiga máfia das vagas (22/01/2010)

A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e Inquéritos Especiais (Draco/IE) vai investigar as denúncias de que milicianos estariam ameaçando e expulsando guardadores de carros de seus locais de tra (...)


Seja um associado Sindepark