Parking News

A falta de estacionamento público já é um problema para a população em Belém. Estacionamentos gratuitos sempre lotados, filas duplas e o número excessivo de flanelinhas é reflexo do problema em toda a cidade. De acordo com uma projeção feita pelo Departamento de Trânsito do Pará (Detran), atualmente em Belém e em toda região metropolitana existem mais de 500 mil veículos. Em três anos, a frota deve aumentar 40%, sendo as motocicletas responsáveis por 68,46% desse total. Ainda segundo o Detran, com o aumento do número de veículos, a velocidade média do trânsito poderá cair de 40 para 20 km por hora.
A Secretaria Municipal de Economia afirma que já está tomando providências para amenizar a situação. "A prefeitura de Belém está fazendo estudos com uma equipe técnica e deve apresentar um projeto em breve a respeito desse assunto. No momento ainda não há nada de concreto", disse o secretário Marco Aurelio Nascimento.
O Ministério Público Estadual acompanha o caso e recomenda a criação de espaços privados com segurança e preços acessíveis, que permitam os usuários a possibilidade de cumprirem a lei e não estacionarem em lugares irregulares por falta de opção.
"Indicamos também a necessidade de se criarem outros estacionamentos pelo poder público municipal, ou de dar incentivo e fomentar a criação de espaços privados de estacionamento", ressalta o promotor Raimundo Moraes.
Os motoristas de táxi também se sentem prejudicados. Segundo o taxista Eugênio Larrat, mesmo em vagas destinadas para a categoria, proprietários de carros particulares continuam ocupando os lugares. "O pessoal não respeita, mesmo que a gente avise que serão multados, eles deixam o carro e vão embora", afirma o taxista.
Fonte: G1/Pará, 15 de dezembro de 2014

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Cobrança de estacionamento (12/12/2014)

Chega ao fim a era do estacionamento gratuito no Shopping Park Europeu. A partir do dia 1° de janeiro serão cobrados R$ 2 por três horas durante a semana e R$ 4 nos finais de semana e feriados. A hora (...)

Desrespeito ao Rio Rotativo no Leblon (14/12/2014)

Achar uma vaga para estacionar costuma ser missão quase impossível em algumas ruas do Rio, mesmo em áreas com o sistema Rio Rotativo. Segundo o motorista Saul Wilson, na Rua Conde Bernadotte, no Leblo (...)


Seja um associado Sindepark