Termina no dia 12 de janeiro o prazo para empresas se inscreverem na Concorrência Pública para exploração das vagas de estacionamentos rotativos em vias públicas do município de Campinas. Essa concorrência visa definir a instituição que ficará responsável pela prestação de serviços que substituirão o formato atual de Zona Azul por sistemas digitais.
O novo modelo poderá abolir os conhecidos talões vendidos nas ruas e passará a funcionar com tecnologia via celular ou com a implantação de parquímetros. Isso será realizado de acordo com a proposta da empresa vencedora. Segundo a assessoria de imprensa da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento), estão previstas 9.620 vagas de estacionamento, distribuídas na área central, área central expandida, entorno da área central, Barão Geraldo, Nova Aparecida e Sousas. Hoje são 1.902 vagas na região central e Jardim Guanabara. Além da ampliação do número de vagas, a empresa que ganhar a disputa deverá executar as obras necessárias para instalação, implantação, divulgação e operação. Também será responsável pela manutenção e gestão dos sistemas digitais, dos equipamentos e das comunicações necessárias a sua operacionalização, executando a demarcação e gestão das vagas. A empresa poderá explorar economicamente 8 mil vagas. Hoje o valor da Zona Azul é de R$ 3,20, valendo por uma, duas ou cinco horas de acordo com o local da vaga. A Emdec informou que não há previsão de reajuste desse valor com o novo sistema.
Fonte: Jornal Destak (Campinas), 11 de dezembro de 2014

Categoria: Mercado

Cobrança de estacionamento (12/12/2014)

Chega ao fim a era do estacionamento gratuito no Shopping Park Europeu. A partir do dia 1° de janeiro serão cobrados R$ 2 por três horas durante a semana e R$ 4 nos finais de semana e feriados. A hora (...)