A fiscalização sobre o cumprimento da rotatividade de estacionamento na Área Azul em Jaú foi intensificada desde ontem (15). O aviso é do secretário de Mobilidade Urbana do Município, Sigefredo Griso. Segundo ele, a decisão foi tomada após reuniões entre o poder público e representantes de entidades comerciais.
A intenção é promover a democratização das vagas de estacionamento no centro da cidade, principalmente neste fim de ano, quando a movimentação nas lojas tende a aumentar. O comércio está funcionando em horário prolongado, até as 22h. Quem não adquirir os cartões da Área Azul e estacionar o veículo na área delimitada estará sujeito a infração leve, com três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa.
Idosos ou deficientes com carros devidamente sinalizados estão isentos da necessidade de pagar pelo cartão, conforme legislação municipal. Cada carro pode ficar na mesma vaga por no máximo duas horas. O horário do estacionamento rotativo é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Segundo Griso, a Área Azul conta com cerca de 1,2 mil vagas de estacionamento.
Mensalmente, são aplicadas uma média de 600 a 700 multas. "Vamos fazer um trabalho mais abrangente, porque a fiscalização não estava muito intensa", resume o titular da pasta. O vice-prefeito acrescenta que os cartões da Área Azul estarão disponíveis em cerca de 70 lojas, mas não serão vendidos nas ruas.
Além dos fiscais da Prefeitura de Jaú, a Polícia Militar (PM) também vai fiscalizar o cumprimento da Área Azul. Como os motoristas da cidade não estão habituados à fiscalização sobre a Área Azul, panfletos informativos têm sido distribuídos.
Cobranças
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) de Jaú, José Roberto Pena, salienta que entidades comerciais cobram atenção do poder público em relação à Área Azul há pelo menos dois anos. Na opinião dele, o benefício da intensificação da fiscalização será tanto do comércio, que terá melhores condições para vender mais, quanto da população, que encontrará um ambiente mais acessível.
Fonte: Comércio do Jahu, 12 de dezembro de 2014

Cobrança de estacionamento (12/12/2014)

Chega ao fim a era do estacionamento gratuito no Shopping Park Europeu. A partir do dia 1° de janeiro serão cobrados R$ 2 por três horas durante a semana e R$ 4 nos finais de semana e feriados. A hora (...)

Desrespeito ao Rio Rotativo no Leblon (14/12/2014)