Parking News

Não é à toa que a mobilidade urbana é um tema caro à modernidade. Uma breve análise dos números sobre o cenário dos transportes na cidade de São Paulo, a maior e mais populosa do país, com mais de 11 milhões de habitantes, de acordo com as últimas projeções do IBGE e da Fundação Seade, mostra que quando se fala do tema, o que está em jogo é um complexo mosaico, formado por variáveis das mais diversas.
Por exemplo, o sistema viário municipal tem a nada módica extensão de 17.300 km, que é ocupada pela também pouco modesta marca de 7.336.796 veículos - carros, motos, ônibus, caminhões, utilitários, de acordo com levantamento da SPTrans e do Detran-SP. Entre eles estão os 15.068 veículos que compõem a rede de ônibus que operam as linhas municipais de transporte - ao todo, 1.318, entre concessões e permissões que devem percorrer 4.491 km nas vias da cidade.
Vai de ônibus
No que diz respeito ao sistema municipal de transportes, ele é administrado por 16 empresas concessionárias e nove cooperativas permissionárias. Em São Paulo são, ao todo, 28 terminais municipais e um intermunicipal. A cidade possui aproximadamente 19 mil paradas demarcadas (com totem ou cobertura), onde os motoristas de ônibus e micro-ônibus param para que passageiros embarquem ou desembarquem. A Prefeitura estima que no mês passado, por exemplo, houve o transporte de 260,8 milhões de passageiros nos ônibus da cidade.
A cidade hoje conta com 10 corredores, que são as faixas exclusivas para ônibus de grande porte. Elas foram criadas para distribuir melhor os veículos nas vias, diminuindo o trânsito e hoje operam nos eixos: Campo Limpo/Rebouças/Centro; Vereador José Diniz/Ibirapuera/Santa Cruz; Expresso Tiradentes; Inajar/Rio Branco/Centro; Itapecerica / João Dias / Santo Amaro; Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro; Paes de Barros Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro; Pirituba/Lapa/Centro e Santo Amaro/Nove de Julho/Centro.
Vai nos trilhos
A cidade de São Paulo tem cinco linhas de Metrô em operação, com um total de 58 estações. Para trocar de linha, existem sete estações que funcionam como pontos de transferência. Algumas também fazem a ligação com o sistema da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e com ônibus. Ao todo, a extensão das linhas do sistema soma 65,3 km. Para se ter ideia, o número mais recente do Metrô dá conta de que em agosto 99 milhões de passageiros fizeram uso dele para se locomover na cidade.
Outra alternativa para quem usa o transporte sobre trilhos são as estações da CPTM, que ligam as cidades da Região Metropolitana de São Paulo. São, ao todo, 89 estações em 260,8 km de linhas, por onde trens fazem cerca de 2,6 mil viagens por dia - carregando mais de 2,5 milhões de passageiros por dia, que saem de Jundiaí, Itapevi, Osasco, Rio Grande da Serra, Mogi das Cruzes e de bairros da zona leste e da zona sul da capital.
Bandeirada
Nesse bolo, ainda é preciso encontrar espaço para os táxis. Com base no último levantamento da SPTrans, a cidade tem uma frota total de 33.452 veículos, que dividem o espaço do sistema viário municipal com as 12.040 peruas escolares, os 13.924 veículos de fretamento municipal, as 3.477 motos utilizadas para fretes.
Fonte: Folha de S. Paulo, 4 de outubro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Parking raspanha (02/10/2013)

A cidade de Santos é pioneira na adoção de um novo modelo de bilhetes para estacionamentos, uma variante da raspadinha. O processo é simples e o usuário deve apenas raspar os espaços que indicam dia, (...)

SP ganha Salão do Automóvel de luxo (07/10/2013)

Para se aproveitar do promissor mercado de carros de luxo no Brasil, vem aí uma espécie de Salão do Automóvel dedicado exclusivamente a marcas premium. Promovido pelos organizadores da Casa Cor, o Aut (...)

O IPTU e a tarifa de ônibus (08/10/2013)

É natural e mesmo recomendável que a atual administração de São Paulo proponha à Câmara Municipal uma atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) dos imóveis da cidade - base de cálculo para o Imp (...)

Prefeitura vai fiscalizar estacionamentos irregulares na capital ainda este ano (08/10/2013)

O prefeito Fernando Haddad afirmou ontem (7) que a prefeitura fará operações ainda neste ano para flagrar estacionamentos irregulares na capital. A capital