O estoque de veículos novos no Brasil em setembro atingiu o maior nível do ano, após as vendas no mês terem ficado abaixo do esperado, diante do que o setor chamou de maior seletividade dos bancos na concessão de crédito. Segundo a associação de montadoras, Anfavea, o estoque de veículos novos em fábricas e concessionárias terminou setembro em quase 421 mil unidades, no quarto mês consecutivo em que o volume à espera de comprador ficou acima de 400 mil unidades, noticiou a Reuters.
O estoque cresceu apoiado também no recorde de produção para setembro, 332 mil veículos, com o setor se preparando para uma aceleração das vendas no final do ano por crescimento de exportações e a expectativa de repetição do fenômeno de antecipação de compras.
A redução no desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) oficialmente vai até o fim de dezembro, mas analistas e observadores do setor apostam que o governo renovará o benefício pelo menos até o início do ano eleitoral de 2014.
Na véspera, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o Programa de Sustentação do Investimento (PSI), importante incentivador das vendas de caminhões ao oferecer juros reduzidos, será estendido do final deste ano para o fim de 2014.
A Anfavea garante que não tem discutido a renovação do desconto do IPI com o governo e o presidente da entidade, Luiz Moan, afirmou que "todas as sinalizações que o governo tem adotado apontam claramente restrições à política de desoneração. Não conto com a possibilidade de renovação".
Segundo ele, as vendas de setembro não foram "tão positivas quanto esperávamos". Os licenciamentos do mês passado somaram 309,9 mil unidades, alta de 7,6% sobre o fraco setembro de 2012, mas queda de 6% sobre agosto.
Ainda assim, a queda nas vendas no acumulado do ano foi reduzida de 1,2 para 0,3% de agosto para setembro e a Anfavea manteve a previsão de crescimento dos licenciamentos de 1% a 2% em 2013. A entidade começou o ano prevendo alta de 3,5% a 4,5%, mas cortou a expectativa em agosto.
Moan afirmou que os bancos estão mais seletivos, mantendo, em vez de ampliar, o volume de crédito direto ao consumidor (CDC) oferecido na aquisição de veículos novos. "Eu preciso de CDC para crescer o volume", afirmou.
EXPORTAÇÕES
Em outra frente, voltada para atacar um aumento de produção acima da velocidade de vendas, a Anfavea segue estudando proposta de programa de estímulo às exportações de maneira que não envolva desonerações adicionais de tributos, antes de entregar ao governo o plano do chamado "Exportar-Auto".
O nome do programa foi lançado no final de abril, quando Moan assumiu a atual gestão da Anfavea. Na época, ele afirmou que o objetivo é buscar exportações de 1 milhão de veículos por ano, número que a indústria se aproximou pela última vez em 2005, com vendas externas de 900 mil unidades.
Nos primeiros nove meses de 2013, o setor exportou 428 mil veículos. No ano passado, foram exportados 445 mil unidades.
Fonte: agência de notícias Reuters, 4 de outubro de 2013

Parking raspanha (02/10/2013)

A cidade de Santos é pioneira na adoção de um novo modelo de bilhetes para estacionamentos, uma variante da raspadinha. O processo é simples e o usuário deve apenas raspar os espaços que indicam dia, (...)

SP ganha Salão do Automóvel de luxo (07/10/2013)