Quem trabalha no centro de Curitiba, além de ter que enfrentar o trânsito, tem mais um problema: onde deixar o carro. A lógica seria procurar um estacionamento particular e pagar como mensalista. Mas de acordo o Sindicato das Empresas de Garagens, Estacionamentos e de Limpeza e Conservação de Veículos do Estado do Paraná (Sindepark-PR), os estacionamentos da região Central estão saturados, e quase não há mais vagas disponíveis para mensalistas diurnos. Segundo o Sindepark, a Capital tem cerca de 1.000 estabelecimentos. A reportagem é do jornal Bem Paraná.
De acordo com uma pesquisa feita pela reportagem, em função da demanda por vagas, os proprietários de estacionamentos preferem trabalhar cobrando por período ou no máximo diárias. E quando há vagas, o custo mensal fica acima de R$ 200. O setor não tem um levantamento de quantas vagas em estacionamentos particulares existem na região.
Uma empresa proprietária de 34 estacionamentos em Curitiba confirma que não tem vagas em nenhum deles para mensalistas, conforme sua assessoria. Para tentar solucionar esse problema, a empresa está investindo na construção de estacionamentos subterrâneos na Capital.
O único estacionamento da região central da cidade que tinha vagas para mensalista encontrado pela reportagem foi um estabelecimento localizado na Rua Treze de Maio, no bairro São Francisco. Porém o valor mensal do estacionamento é de R$ 240.
A saturação dos estacionamentos da região central é mais um indicativo da situação do trânsito de Curitiba, que em cinco anos poderá estar tão caótico quanto o de grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, caso não seja feito nada para melhorar o sistema viário. O alerta é do presidente do Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia do Paraná (Sinaeco-PR), Carlos Valério Rocha, em matéria no Bem Paraná, em agosto deste ano.
A frota de Curitiba cresceu 91,7% entre 2001 e 2011, segundo o estudo Metrópoles em Números, do Observatório das Metrópoles.
Fonte: Bem Paraná (Curitiba), 19 de setembro de 2013

Parking raspanha (02/10/2013)

A cidade de Santos é pioneira na adoção de um novo modelo de bilhetes para estacionamentos, uma variante da raspadinha. O processo é simples e o usuário deve apenas raspar os espaços que indicam dia, (...)

SP ganha Salão do Automóvel de luxo (07/10/2013)