O ministério dos Transportes publicou correção dos estudos do edital de licitação da BR-116 (MG), publicados na última semana de setembro, em que revê o valor do pedágio teto proposto para o leilão. No estudo, o valor informado era de R$ 12,56 por 100 km, o que tornaria essa estrada com o valor mais alto entre as nove que o governo pretende leiloar no programa de concessões lançado em agosto do ano passado, segundo O Estado.
Na correção, publicada no "Diário Oficial da União", o valor foi reduzido para R$ 9,65 por 100 km. O preço atual está 54% superior ao preço do pedágio dessa estrada proposto no fim do ano passado, que era de R$ 6,27, quando o governo previa levar essa estrada a leilão em janeiro de 2013.
O leilão acabou adiado porque as empresas informaram que os estudos não estavam bem realizados e as taxas de retorno foram consideradas baixas. Após rever os estudos e publicá-los na semana passada, o governo iniciou as audiências públicas do projeto.
Segundo o ministro dos Transportes, Cesar Borges, o valor do pedágio aumentou nessa estrada por causa do aumento da expectativa de retorno das empresas e a inclusão de novas obras.
A BR-116 (MG) é uma das estradas que o governo pretende deixar para leiloar apenas em 2014. Isso porque as companhias interessadas no programa de concessões apontaram não ter interesse no trecho devido a custos elevados de obra e pedágios altos. A ideia do ministro é tentar colocar algum subsídio na concessão para baixar o valor do pedágio.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 2 de outubro de 2013

Parking raspanha (02/10/2013)

A cidade de Santos é pioneira na adoção de um novo modelo de bilhetes para estacionamentos, uma variante da raspadinha. O processo é simples e o usuário deve apenas raspar os espaços que indicam dia, (...)

SP ganha Salão do Automóvel de luxo (07/10/2013)