Para incrementar suas vendas, fidelizar a clientela e até ganhar da concorrência do comércio eletrônico, shopping centers voltados para o público de alta renda passaram a implementar cartões de vantagens. Em São Paulo, o shopping Iguatemi lançou em 2010 o programa One, que oferece serviços em troca de pontuação obtida com compras no shopping e no JK Iguatemi. A reportagem é do Valor.
O sistema é similar aos programas de milhagens de companhias aéreas. Cada R$ 1 gasto em compras corresponde a um ponto e o participante tem prazo de até um mês para creditar os pontos depois da data da compra. Os prêmios variam conforme a pontuação e incluem estacionamento gratuito, orientador de compras, serviços de salão de beleza, convites para desfiles de moda, concertos de música clássica e pré-estreias de filmes.
Para participar, o consumidor deve se cadastrar no site do programa e registrar as notas fiscais em um espaço exclusivo aos participantes do programa, o Lounge One. O local possui TVs, laptops com acesso à internet, revistas e livros. No Iguatemi são promovidas palestras, shows, desfiles, lançamentos e noites de autógrafos. Quem é associado ao programa também pode utilizar uma sala de reunião para até oito pessoas, com direito a serviço de café e água. O uso, porém, é restrito a clientes que acumularam, no mínimo, 5 mil pontos no período de três meses.
No Rio, o Fashion Mall criou em 1996 o programa Fashion Prime, com duas categorias de cartão. Ganha acesso ao programa o cliente com gastos mensais acima de R$ 1.200 (cartão Fashion Prime) e de R$ 3 mil (cartão Fashion Prime Gold). Atualmente, o programa de benefícios tem cerca de 50 mil associados. O cliente credita os pontos ao apresentar as notas fiscais de compra.
O programa oferece estacionamento gratuito com manobrista e descontos em lojas e na contratação de um orientador de compras. Os cadastrados no cartão Fashion Prime Gold ganham, além desses benefícios, serviço de entrega de compras em casa.
Nos Estados Unidos, o The Grove, um shopping de Los Angeles, lançou neste ano o Privileges, um cartão que cobra anuidade com três níveis de adesão. Os planos variam de US$ 95 a US$ 1.500 por ano e o assinante recebe benefícios associados às lojas do shopping ou fora dele. As vantagens vão desde estacionamento com manobrista, agendamento de compra e orientador de estilo a encontros com celebridades, degustação em restaurantes, estreias de filmes e ingressos para shows e desfiles de moda.
No plano de US$ 1.500 anuais, o assinante tem direito a uso de iate, acesso a 600 salas Vip de aeroportos em todo o mundo e a spas. Ganha upgrade em reservas de hotéis e até aulas de yoga para um grupo de amigos. Ao ser lançado, o Privileges já contava com 300 clientes cadastrados, 80% deles para obter o cartão com anuidade de US$ 95.
Fonte: Valor Econômico (SP), 27 de junho de 2013

Categoria: Mercado

Metrô Rio recebe exposição da ONU (27/06/2013)

A ONU (Organização das Nações Unidas) apresenta aos usuários do MetrôRio uma exposição fotográfica que conta um pouco da atuação da instituição. A mostra estará exposta na Estação Siqueira Campos dura (...)