O volume maior também reflete o aumento da mistura para 25% na gasolina, ante os 20% anteriormente, aplicado em maio.
"O crescimento nas vendas de etanol anidro já era esperado devido ao aumento no nível de mistura... Já a expansão no consumo de etanol hidratado reflete os preços atrativos do produto em boa parte do mercado consumidor nacional", disse o diretor-técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, em comunicado.
A Unica apontou levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicando que tem sido mais econômico abastecer com o etanol hidratado há oito semanas nos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás.
"Na última semana, levantamento publicado pela agência indicou uma relação entre os preços praticados nos postos de combustíveis para o etanol hidratado e para a gasolina inferior a 65% em Goiás e São Paulo", observou Padua.
Em algumas cidades essa relação ficou abaixo de 60%, estimulando a opção do consumidor pelo biocombustível, afirmou a Unica em comunicado.
No acumulado do ano, as vendas totais de etanol somaram 7,03 bilhões de litros, com crescimento de 26% sobre igual período do ano passado.
Fonte: agência Reuters, 24 de julho de 2013