Esta conta leva em consideração apenas as faixas à direita. As faixas reversíveis não entram no levantamento.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a meta da prefeitura é implantar 220 km de faixas exclusivas na cidade até o final deste ano e 150 km de corredores de ônibus até o final da gestão de Fernando Haddad.
No corredor norte-sul, a faixa exclusiva foi implantada no trecho entre a rua Paineira do Campo e a rua Carlos de Souza Nazaré, em ambos os sentidos. A faixa funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, num total de 2,1 km.
Esta é a primeira fase de operação da nova faixa exclusiva pela avenida Santos Dumont/Tiradentes, por onde circulam 26 linhas de ônibus que transportam cerca de 208,8 mil passageiros em um dia útil, segundo a SPTrans, empresa que gerencia o transporte público na cidade de São Paulo.
Na avenida Sapopemba, na zona leste da cidade, a faixa vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, no sentido bairro. A extensão da nova faixa no eixo da avenida Sapopemba será de 4,6 km.
No sentido centro, a faixa será implantada entre a avenida dos Sertanistas e a praça Felisberto Fernandes da Silva. Já em direção ao bairro, ela funcionará em dois trechos: entre a avenida Satélite e a rua Veloso de Espinha e também entre as ruas Cândido Xavier e 220 metros após a rua Cinira Polônio.
Já na rua Loefgreen, na Vila Clementino, na zona sul, a faixa vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, entre a rua professor Tranquili e a rua Afonso Celso, das 6h às 9h, e, entre a rua Tenente Gomes Ribeiro e a rua dos Otonis, das 6h às 9h e das 17h às 20h, com uma extensão de 1 km.
Pela rua, entre a rua professor Tranquili e a rua Afonso Celso, circulam 12 linhas de ônibus, que beneficiam cerca de 68 mil passageiros em um dia útil.
Fonte: UOL, 29 de julho de 2013