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As multas para quem invade as faixas e corredores de ônibus dispararam nos primeiros seis meses da gestão Fernando Haddad e já ultrapassam as aplicadas por uso de celular ao volante. Essas invasões às pistas exclusivas do transporte coletivo foram as multas que mais cresceram em São Paulo, informou a Folha de S. Paulo.
Segundo balanço da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), foram aplicadas 226 mil de janeiro a junho, 39% a mais do que no mesmo período de 2012.
A quantidade é a maior já registrada pela companhia em seis meses e supera até a registrada em 2009 inteiro.
Invadir faixas à direita rende multa de R$ 53,20 e três pontos na habilitação. À esquerda, nos corredores de ônibus, a punição é de R$ 127,69 e cinco pontos.
A disparada dessas multas é explicada pelo aperto da fiscalização e pela expansão de faixas exclusivas de ônibus - que se tornaram prioridade na gestão Haddad.
No início do ano, a cidade tinha 122 km dessas faixas à direita. Desde então, foram implantados mais 82 km.
Além do aumento da quantidade de vias proibidas, o motorista passou a ter mais gente fiscalizando a infração.
Entre maio e junho, 690 fiscais da SPTrans (empresa municipal de transporte) passaram por capacitação e foram habilitados a multar invasões - assim como os 1.854 marronzinhos da CET.
A companhia diz que a fiscalização foi intensificada porque "uma das principais metas da gestão é aumentar" as vias exclusivas e a velocidade média dos ônibus.
Além dos fiscais da SPTrans e CET, essas multas são aplicadas por 72 radares.
Para especialistas, a sinalização das faixas também deve ser intensificada. "Algumas faixas eram preferenciais e agora são exclusivas, isso gera confusão. O aprendizado é doloroso, pelas multas", diz o consultor Sergio Ejzenberg.
Inspeção
Também cresceram as multas por falta de inspeção veicular - 10%. O fim da taxa e da vistoria anual foi uma das primeiras medidas articuladas por Haddad neste ano.
No total, a quantidade de multas teve queda de 1%, chegando a 4,7 milhões.
A maioria das autuações continua sendo por excesso de velocidade e desrespeito ao rodízio - flagradas pelos radares, responsáveis por 74% do total de multas.
Fonte: Folha de S. Paulo, 24 de julho de 2013

Categoria: Geral


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