Parking News

Será inaugurada hoje a nova estação São Miguel da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), localizada na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana). A instalação, moderna e acessível a pessoas com mobilidade reduzida, está localizada a apenas 300 metros da antiga estação, erguida na década de 1980 e que está sendo demolida aos poucos, explica o Diário do Comércio.
Apesar da proximidade e das melhorias na infraestrutura, a nova estação não é unanimidade entre moradores e comerciantes do bairro. Muitos temem que a falta de um acesso para a rua Salvador de Medeiros, uma das principais vias comerciais de São Miguel, pode derrubar as vendas em até 50%. Aproximadamente 15 mil pessoas embarcam diariamente na estação São Miguel.
A CPTM, por meio de nota, disse que o acesso à Salvador de Medeiros ? onde localiza-se a antiga estação ? será providenciado e atualmente encontra-se em fase de projeto e contratação de obras.
A nova estação tem o principal acesso feito pela rua Beraldo Marcondes, em frente à praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (praça do Forró), de onde fica mais fácil chegar aos serviços públicos da região, como o Centro de Referência do Idoso, o Hospital e Maternidade São Miguel, a subprefeitura e postos bancários e igrejas.
Negociação
De acordo com o superintendente da Distrital São Miguel da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Fernando José Velucci, a CPTM pretendia abrir a nova estação no mês passado, mas sem incluir no projeto uma saída para a rua Salvador de Medeiros. A questão foi então encaminhada para a Assembleia Legislativa, e, em audiência, a CPTM se comprometeu a não colocar a estação em funcionamento até apresentar uma proposta de alteração do projeto.
Em reunião no último dia 16, a CPTM se comprometeu a construir o acesso até dezembro. "Com essa decisão o comércio só tem a ganhar. A população, por sua vez, terá uma estação nova e moderna, com escadas rolantes, elevadores e plataformas mais largas. O equipamento pode até servir como estímulo para que os estabelecimentos comerciais vizinhos também se modernizem e melhorem seus serviços", afirmou Velucci.
Operação
A partir de hoje, e até o dia 4, a nova estação estará operando apenas no sentido Brás. Os trens para Calmon Viana continuarão com embarque e desembarque na antiga estação. Esta operação, chamada compartilhada, é necessária para possibilitar a execução de obras de interligação das novas vias permanentes com as antigas, sem a interrupção da prestação do serviço.
Do dia 5 em diante, todas as operações se concentrarão na nova estação.
Fonte: Diário do Comércio (SP), 27 a 29 de julho de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark