De acordo com dados da Controlar, durante o ano de 2009 a média de atendimentos nos postos foi de 50% da capacidade total, que é de 435.600 inspeções mês. "Para todo mundo o prazo já havia vencido em dezembro de 2009, mas foi estendido até 30 de janeiro, mesmo assim muita gente deixou para fazer na última hora", afirma Eduardo Rosin, diretor executivo da Controlar.
Rosin afirma que ainda há possibilidade de desistência. "O sistema é dinâmico. Ao mesmo tempo em que temos a procura por agendamentos, temos desistências, por isso o motorista pode entrar e não achar vaga, mas no segundo seguinte encontrar algum horário. Para quem está disposto, vale insistir", afirma o diretor-executivo da Controlar, afirmando que no dia 28 cerca de 7% dos proprietários que marcaram o agendamento não compareceram à vistoria.
Os motoristas que pagaram a tarifa mas perderam o agendamento devem acessar o site da Controlar e efetuar o pagamento no valor de R$ 44,18 para desbloquear a vistoria. Neste caso, o valor de R$ 56,44 pago pela vistoria de 2009, em janeiro de 2010, poderá ser utilizado para a inspeção deste ano.
Já os motoristas que não fizeram a inspeção 2009 ou não foram aprovados devem entrar no site da empresa a partir do dia 1º de fevereiro e emitir as duas guias - do desbloqueio do agendamento (R$ 44,18) e da inspeção veicular exercício 2010 (R$ 56,44) - e pagar ambas para ter a inspeção veicular de 2010 desbloqueada. O licenciamento só será liberado após a aprovação na inspeção.
De acordo com dados da Controlar, 1.517.351 veículos passaram pela inspeção em 2009, o que corresponde a cerca de 80% da frota estimada no ano passado.
Radares poderão multar carros sem inspeção
A partir de março, radares fotográficos poderão multar os motoristas de São Paulo que não fizerem a inspeção veicular. A medida deve integrar um convênio a ser firmado entre as secretarias municipais do Verde e do Meio Ambiente e dos Transportes para ampliar a fiscalização.
Com a obrigatoriedade de inspeção estendida para toda a frota, o número de carros a serem inspecionados passará de 3,5 milhões em 2009 para 6,5 milhões, que corresponde à frota paulistana atual.
Fonte: portal G1, 29 de janeiro de 2010