Na SP-29, principal ligação a Itapevi, na grande São Paulo, a pista desmoronou e surgiu uma grande cratera. Um susto para as duas pessoas que estavam no carro.
Nas rodovias que ligam o Vale do Paraíba ao litoral norte paulista, há obras para conter barrancos e para melhorar a drenagem da pista. O acesso a São Luiz do Paraitinga foi destruído.
O motorista tem de ter mais do que paciência na volta das férias. É preciso ficar atento às condições das estradas, do carro, à sinalização e também saber a hora de dar uma paradinha. É o que pode ser feito quando a chuva aperta.
O engenheiro Jair Borrielo ensina como evitar algumas armadilhas na estrada. Água correndo na pista pode ser sinal de deslizamento de terra. "A cor da água é importante, se ela for barrenta, está carregando material. Esse material pode indicar que pode vir um deslizamento da encosta".
O mais importante é o motorista saber até onde pode ir. "O motorista não deve ultrapassar seu limite. No caso de muita chuva, o ideal é reduzir a velocidade e, se for o caso, parar o veículo. Em local seguro, claro", completa Borrielo.
Fonte: Jornal Hoje, 30 de janeiro de 2010