Parking News

A pintura no chão já está gasta, mas a placa é clara e indica que a vaga é destinada para portadores de necessidades especiais. Quem estaciona na vaga especial e não precisa ainda tenta justificar. "Foi sem querer, era porque eu só ia ali rapidinho", afirmou uma motorista. Em várias quadras comerciais do Plano Piloto a reportagem do DFTV registrou a mesma cena. Na 315 Norte, a pintura praticamente não existe e muita gente aproveita para passar em cima do direito do outro. Na 112 Sul, carro de funcionário da Justiça Federal estaciona em local irregular - problema vai além da falta de sinalização no asfalto.
Mãe de um cadeirante, a servidora pública Andréia Albuquerque já se acostumou com a falta de respeito com a área destinada aos portadores de necessidades especiais. Quando a vaga não está ocupada por quem não tem direito a estacionar ali, há lixo. "Eu ainda posso ir e voltar, tirá-lo do carro e quando é o próprio deficiente que dirige? Ele precisa parar e descer. Se tem entulho, se tem outros carros, ele vai embora e perde seu compromisso, perde o que tem que ser feito por falta de condições", conta.
O sofrimento de Andréia é comum entre os mais de quatro mil motoristas do DF habilitados para estacionar em vagas especiais. "Existem algumas vagas que não estão bem sinalizadas, mas a gente vê vagas bem sinalizadas com pessoas estacionando. Então, acho que o problema não é de falta de sinalização, mas de falta de educação da população em respeitar o direito da pessoa deficiente", destaca o médico José Minervino Filho.
O Detran informou que fez um levantamento das vagas de deficiente que precisam de manutenção e que fará as pinturas.
Fonte: programa DFTV 1ª Edição (TV Globo), 16 de julho de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Farra do estacionamento (13/07/2010)

Até mesmo as ruas próximas à Prefeitura de Niterói sofrem com a ação de flanelinhas. A apenas 20 metros da sede municipal, na Rua Waldemir Machado, no Centro, é possível ver em plena luz do dia homens (...)


Seja um associado Sindepark