As multas existem, mas não adianta. Entre 2003 e 2010, o DFTrans aplicou 36 mil multas, que somam R$ 20 milhões, porém, as empresas não pagam. A principal devedora tem cerca de 16 mil multas, que somam mais de R$ 9 milhões.
As empresas não são obrigadas a pagar as multas para recorrer. Muitas prescrevem, e o governo nunca recebe o pagamento. Regra diferente da aplicada aos motoristas que cometem infrações. "Multa de trânsito, o motorista é responsável", relata o cobrador Reginaldo da Silva.
Tanta multa acumulada também demonstra que os usuários de ônibus enfrentam muitos problemas. As multas do DFTrans são aplicadas de acordo com o código disciplinar. São infrações, como por exemplo, o descumprimento de horário e de itinerário. Diante desta situação, mais uma vez, sobra para o passageiro.
Os donos das empresas e o DFTrans não se pronunciaram. O GDF disse que desde 2007 está cobrando os débitos judicialmente e que colocou as empresas na dívida ativa. Desse modo, eles não podem participar de licitação.
Fonte: programa DFTV 2ª Edição (TV Globo), 16 de julho de 2010