Quem ganhar o trecho Sul do Rodoanel, com 61,4 km de extensão, fica obrigado a construir 42,4 km do tramo Leste em até 36 meses, a contar da assinatura do contrato.
O projeto demandará investimentos totais de R$ 5 bilhões, mais uma outorga fixa de R$ 370 milhões e o pagamento mensal, de praxe no setor, de 3% da receita bruta do pedágio e das receitas acessórias da administradora dos trechos.
Dado o forte fluxo de veículos na região, a licitação dos trechos Sul e Leste do Rodoanel é muito esperada pelas empresas. O projeto visa aliviar o tráfego das marginais da cidade de São Paulo. Contudo, por exigir a construção, do zero, de infraestrutura rodoviária no trecho Leste, o projeto embute riscos mais pronunciados que outros do gênero.
Além de risco de construção civil, o mercado está atento a riscos potenciais com desapropriações, que consumirão R$ 1,157 bilhão do total de R$ 5 bilhões que será investido pela iniciativa privada nos trechos Sul e Leste do Rodoanel. Os custos adicionais com desapropriações serão arcados pelo vencedor da licitação dos trechos Leste e Sul do Rodoanel.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 de julho de 2010