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Uma das consequências diretas do aumento nas vendas de veículos é o trânsito pesado e cada vez mais caótico das principais cidades. Na correria do dia a dia, acabamos tendo que enfrentar quilômetros de filas pelo caminho. Mas saiba que não apenas você pode ficar estressado nesse tipo de situação, mas seu carro também. Segundo o engenheiro da DPaschoal Leandro Vanni, o desgaste de um carro que enfrenta engarrafamentos todos os dias é maior do que de outros que trafegam por vias livres.
A reportagem de Car Drive conversou com Vanni, que nos passou uma série de dicas práticas e alertas sobre o que precisa ser verificado no carro que enfrenta congestionamentos diariamente. Segundo ele, um dos principais componentes que está sujeito a um maior nível de desgaste é o freio.
"Devido ao constante anda e para, utilizamos os freios muito mais que os outros componentes", afirma Vanni. "Esse item acaba funcionando sempre em altas temperaturas, acentuando o desgaste. Por isso, deve-se verificar se, ao frear, o volante e o veículo apresentam vibração e também se a altura do freio de mão está muito acima do banco". "Se for percebida uma dessas características, significa que pode haver algum problema que precisa ser checado", ensina o engenheiro. "Pedal borrachudo e oxidação prematura dos componentes do sistema também são sinais de alerta."
Nas grandes cidades, os carros acabam contornando um maior número de curvas, o que acaba exigindo mais dos pneus, como também as várias frenagens diárias e as vias mal conservadas. Segundo o engenheiro Vanni, vale ficar atento à calibragem semanal, de acordo com as indicações do manual do veículo. Danos causados principalmente na parte lateral exigem mais atenção.
Por causa da menor circulação de ar, o motor de um carro no meio de um congestionamento acaba funcionando em temperaturas mais altas do que o que tem caminho livre pela frente. "Checar sempre o nível de óleo, cuja altura deve atingir metade da vareta de medição, é importante", diz Vanni. "Também é preciso ter certeza de que o líquido do sistema de arrefecimento está em ordem, com a proporção correta de aditivo, segundo diz o manual do proprietário", alerta o engenheiro.
No caso de carros com câmbio manual, a embreagem também acaba sofrendo mais no trânsito pesado. E andar com esse componente desgastado acaba aumentando o consumo de combustível e aumenta o risco de acidente, já que o carro pode não ter a agilidade necessária, dependendo da situação. "Não se deve andar com o pé apoiado no pedal e dirigir de maneira suave, sem movimentos bruscos, causando trancos", ensina Vanni.
Para tenta economizar combustível, é bom saber que a prática de ligar e desligar o motor várias vezes durante o congestionamento não é recomendada. Vanni afirma que essa operação, além de consumir mais carga da bateria, prejudica o motor de partida do veículo, causando, no futuro, dificuldades para ligar o carro. Passar devagar em lombadas e buracos também ajuda a diminuir o desgaste da suspensão, que uma vez em mal estado prejudica a estabilidade, fazendo os pneus cantarem em qualquer curva e nas acelerações, já que não consegue manter um nível de tração adequado.
E ficar dentro do carro por muito tempo requer o bom funcionamento do ar condicionado, realizando sempre a higienização para evitar fungos e bactérias e, quando necessário, fazer a troca do filtro que retém impurezas. Além disso, muitos condutores utilizam diversos equipamentos eletrônicos, como rádio e conectores elétricos, ao mesmo tempo no carro. Ao contrário do que muitos motoristas se questionam, essa atitude não consome a bateria do carro. "Essa é uma dúvida muito constante, mas enquanto o carro está ligado, não ocorre o consumo da bateria", responde Vanni.
Fonte: Car Drive, 11 de abril de 2013

Categoria: Geral


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