Parking News

O cadastro de passageiros interessados em utilizar o novo Bilhete Único Mensal, promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad, começou a ser feito na internet ontem (15). A SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) explica que os usuários interessados terão de preencher os seus dados pessoais pela internet no site criado para o cadastro. O passageiro também terá de enviar uma foto 3x4 recente pelo site, explica a Folha.
Segundo a SPTrans, os menores de 16 anos que ainda não possuem CPF (Cadastro de Pessoa Física) podem ser cadastrados com o número do documento dos pais ou responsável legal, mas o adolescente precisa ter carteira de identidade.
De acordo com a prefeitura, identificar o passageiro no cartão será o principal mecanismo para evitar fraudes no sistema. O cartão é de uso pessoal e intransferível, segundo a SPtrans. Também está previsto o uso de biometria (reconhecimento por impressão digital), mas o sistema deverá ser implantado em um segundo momento.
No cadastro será perguntado ainda a região, data e horário em que o usuário deseja retirar o cartão. A entrega deverá ocorrer a partir de outubro e a expectativa é de que o novo cartão poderá ser usado somente em novembro.
A nova modalidade do bilhete único permite que o passageiro utilize livremente os ônibus municipais por um período de 30 dias, contado a partir do primeiro uso. Os cartões atuais do Bilhete Único vão continuar a valer normalmente.
A prefeitura informou que o Bilhete Único Mensal custará R$ 140, mas que o valor pode ser reajustado caso ocorra aumento na tarifa vigente, que é de R$ 3. Na semana passada, o governador Geraldo Alckmin disse que o reajuste do metrô, trens e ônibus "provavelmente" ocorrerá em junho.
A SPTrans explica que o Bilhete Único Mensal permitirá que o usuário viaje de ônibus quantas vezes quiser nos 30 dias seguintes após a primeira utilização. Na prática, funciona da seguinte forma: se a primeira utilização ocorrer no dia 12 de novembro, por exemplo, independente da hora, os créditos irão expirar à meia-noite do dia 12 de dezembro.
Fonte: Folha de S. Paulo, 14 de abril de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Placas tortas fazem motorista errar (10/04/2013)

A rotina diária de congestionamentos não é o único entrave para os motoristas que circulam pelas vias da capital. Em algumas ruas e avenidas principais, a sinalização, que deveria ajudar na localizaçã (...)

Trânsito pesado desgasta mais o carro (11/04/2013)

Uma das consequências diretas do aumento nas vendas de veículos é o trânsito pesado e cada vez mais caótico das principais cidades. Na correria do dia a dia, acabamos tendo que enfrentar quilômetros d (...)

Novo pedágio reduz tempo de viagem (14/04/2013)

A cobrança eletrônica dos pedágios por quilômetro rodado melhora a fluidez do tráfego e reduz em até 10% o tempo da viagem, segundo estudos do governo do Estado. Projeto-piloto do Ponto a Ponto, siste (...)

Projeto é prometido desde 1998 (16/04/2013)

Prometido desde 1998, o sistema de Zona Azul Eletrônica nunca saiu do papel na cidade de São Paulo. A última tentativa aconteceu no ano passado, no fim da gestão de Gilberto Kassab: cinco empresas pod (...)


Seja um associado Sindepark