Parking News

O caso de um adolescente de 16 anos que atropelou e causou a morte de um estudante de apenas 13 anos dia 10, em Rio Branco, capital do Acre, levantou a discussão sobre as responsabilidades dos pais ou responsáveis em situações semelhantes. No Brasil, as leis de trânsito são bem rigorosas, mas dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é crime, de acordo com o corregedor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), Fábio Eduardo Ferreira. Em casos como esse, os pais devem responder pelos atos de quem não é habilitado quando há um acidente ou infração, ou seja, uma prisão em flagrante. A reportagem é do G1.
"Na verdade, a condução do veículo sem habilitação não caracteriza crime de trânsito. Para haver esse tipo de crime tem que haver uma conduta que caracterize um dano maior, colocando em risco as pessoas que estão à sua volta", explica o corregedor.
Ainda segundo Ferreira, os pais precisam ter a ciência de que são os responsáveis pelos atos de seus filhos e que encorajar o adolescente a dirigir antes da idade adequada pode representar um perigo.
A atitude de entregar a um menor a direção do veículo pode ser punida com multa, destaca Ferreira. "Temos duas infrações administrativas: uma pelo adolescente dirigir sem habilitação e a outra pelo proprietário entregar o veículo para uma pessoa que não possui habilitação. Cada multa dessas corresponde a R$ 574", avisa.
Fonte: portal G1, 14 de abril de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Placas tortas fazem motorista errar (10/04/2013)

A rotina diária de congestionamentos não é o único entrave para os motoristas que circulam pelas vias da capital. Em algumas ruas e avenidas principais, a sinalização, que deveria ajudar na localizaçã (...)

Trânsito pesado desgasta mais o carro (11/04/2013)

Uma das consequências diretas do aumento nas vendas de veículos é o trânsito pesado e cada vez mais caótico das principais cidades. Na correria do dia a dia, acabamos tendo que enfrentar quilômetros d (...)

Novo pedágio reduz tempo de viagem (14/04/2013)

A cobrança eletrônica dos pedágios por quilômetro rodado melhora a fluidez do tráfego e reduz em até 10% o tempo da viagem, segundo estudos do governo do Estado. Projeto-piloto do Ponto a Ponto, siste (...)

Projeto é prometido desde 1998 (16/04/2013)

Prometido desde 1998, o sistema de Zona Azul Eletrônica nunca saiu do papel na cidade de São Paulo. A última tentativa aconteceu no ano passado, no fim da gestão de Gilberto Kassab: cinco empresas pod (...)


Seja um associado Sindepark