O Diario percorreu algumas vias importantes da Zona Sul e identificou várias placas tortas na Avenida Ibirapuera com a Rua Sena Madureira e no final da Avenida 23 de Maio, próximo à Avenida Rubem Berta e ao Aeroporto de Congonhas. A situação com as placas na região fez com que o gerente de TI (Tecnologia da Informação) Ettore Bovo errasse uma bifurcação.
"Tive de fazer um retorno e aí peguei o caminho certo. Porém, neste momento de distração, ao procurar as placas tortas e entender o que aconteceu, a pessoa pode causar acidentes."
Vistorias
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou, em nota, que realiza vistorias periódicas nas vias da cidade e, mensalmente, providencia a manutenção e implantação de sinalizações de trânsito horizontal e vertical.
"A necessidade de substituição ou implantação das sinalizações, normalmente, é identificada pelos 1.590 agentes de trânsito da CET ou, ainda, pode ser requerida pelos próprios munícipes pelo telefone 1188."
Segundo a CET, os locais apontados pela reportagem serão vistoriados. A troca das placas de sinalização na cidade acontece quando ela é danificada, retirada por conta de acidente, ato de vandalismo e furto ou quando fica ilegível.
Depois disso, uma vistoria avalia a necessidade de troca ou apenas de lavagem. A vida útil de uma placa pintada é de 3,5 a quatro anos. As mais modernas, recobertas com uma película transparente, podem durar sete anos. Mensalmente, a CET recoloca 1,2 mil placas.
Fonte: Diário de São Paulo, 10 de abril de 2013