Parking News

A duplicação da Serra do Cafezal, último trecho de pista simples da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), que liga São Paulo ao Sul do País, começou para valer sem alarde. Dia 11, motosserras de uma contratada faziam a abertura da mata espessa para a entrada de máquinas e equipamentos. A limpeza do traçado teve início na altura do km 334, no bairro do Cafezal, limite de Juquitiba com Miracatu. A duplicação de 19 km no trecho central da serra, do km 344 ao km 363, deve ser concluída apenas em 2017. O trecho é recordista em acidentes nos 402,6 km entre São Paulo e Curitiba e, por isso, a estrada ficou conhecida como "rodovia da morte".
Segundo O Estado, a empresa informou ter cumprido as condicionantes ambientais para a duplicação, previstas na licença concedida em janeiro. E informou que a supressão vegetal é preparatória para as obras de engenharia. Paralelamente à retirada da mata, a empresa realiza o resgate de flora e fauna ameaçadas de extinção. O projeto prevê 4 túneis e 36 pontes e viadutos para reduzir o impacto na Mata Atlântica.
Ao todo, serão oito quilômetros de pista aérea e dois de subterrânea. Na subida, sentido São Paulo, a rodovia terá três faixas e estrutura para receber, no futuro, uma quarta faixa. Na descida, sentido Curitiba, serão duas faixas, com base para a terceira.
Para diminuir o impacto ambiental, a segunda pista terá cinco quilômetros fora do eixo da estrada atual. O traçado vai contornar um maciço de serra e mata que faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar. O desvio, do km 358 ao km 363, vai formar uma "ilha" de mata, cercada pelas duas estradas, mas os viadutos sobre pilares elevados evitarão o confinamento da fauna.
O material retirado de 1,8 km de túneis será usado em aterros. As obras consumirão 130 mil m³ de concreto. A pista antiga será restaurada e ganhará reforço com concreto asfáltico. Alguns trechos serão refeitos para redução de curvas e declives. A obra tem custo estimado em R$ 700 milhões.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 12 de abril de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Placas tortas fazem motorista errar (10/04/2013)

A rotina diária de congestionamentos não é o único entrave para os motoristas que circulam pelas vias da capital. Em algumas ruas e avenidas principais, a sinalização, que deveria ajudar na localizaçã (...)

Trânsito pesado desgasta mais o carro (11/04/2013)

Uma das consequências diretas do aumento nas vendas de veículos é o trânsito pesado e cada vez mais caótico das principais cidades. Na correria do dia a dia, acabamos tendo que enfrentar quilômetros d (...)

Novo pedágio reduz tempo de viagem (14/04/2013)

A cobrança eletrônica dos pedágios por quilômetro rodado melhora a fluidez do tráfego e reduz em até 10% o tempo da viagem, segundo estudos do governo do Estado. Projeto-piloto do Ponto a Ponto, siste (...)

Projeto é prometido desde 1998 (16/04/2013)

Prometido desde 1998, o sistema de Zona Azul Eletrônica nunca saiu do papel na cidade de São Paulo. A última tentativa aconteceu no ano passado, no fim da gestão de Gilberto Kassab: cinco empresas pod (...)


Seja um associado Sindepark