Parking News

Após dois anos de estudos, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou dia 25 de outubro um programa que vai mudar a lógica de todos os semáforos para pedestre da cidade. O tempo da luz verde será reduzido e o da luz vermelha piscante, indicando que o sinal vai fechar, será estendido. A ideia é garantir que, começando a travessia no verde, será possível concluí-la sem correr caso haja uma mudança de sinal no meio do percurso, segundo O Estado de S. Paulo.
O primeiro teste é em um semáforo instalado dia 24 de outubro no cruzamento das Avenidas Juscelino Kubitschek e Professor Geraldo Ataliba, no Itaim-Bibi, zona sul. Hoje, técnicos acompanharam a mudança pessoalmente e com o uso de câmeras da CET. Ainda sem data definida, o sistema será ampliado para a região central da cidade e, depois, para toda a capital. A mudança é mais uma etapa da Campanha de Proteção ao Pedestre, que reduziu em 7% o número de atropelamentos da cidade.
Para entender a mudança, é preciso compreender como o sistema funcionou até agora. O tempo do vermelho piscante é suficiente para concluir apenas a metade da travessia. Por exemplo: em uma rua cujo tempo necessário para a travessia é de 20 segundos, o semáforo fica 15 segundos no verde e cinco no vermelho piscante. Assim, se o pedestre começa a cruzar a rua no verde e não chegou até a metade do percurso, a única opção segura caso ocorra a troca de sinal é voltar para o ponto de origem - o que não ocorre com frequência, segundo admite a CET.
Agora, o tempo do vermelho piscante será suficiente para atravessar a rua por completo. Se o pedestre entrar na rua no verde, ele poderá completar a caminhada com tranquilidade, mesmo se a troca de sinal ocorrer. No exemplo da rua de 20 segundos: serão cinco no verde e 15 segundos no vermelho piscante.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 26 de outubro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Ponte ligará Santo Amaro e Panamby (25/10/2011)

Um novo anel viário sobre o Rio Pinheiros ligando os bairros de Santo Amaro e Panamby, um túnel de 2,4 km do Brooklin até a Rodovia dos Imigrantes, a remodelação da Avenida Chucri Zaidan e a construçã (...)

Novo semáforo confunde pedestres (27/10/2011)

Sem agentes para orientar as pessoas nem respeito por parte dos motoristas, o primeiro semáforo da cidade reprogramado para aumentar o tempo de alerta para o pedestre fez exatamente o oposto do que se (...)

Sem parar (01/11/2011)

O sistema de pedagiamento da rodovia dos Tamoios, principal acesso ao litoral norte paulista, ainda suscita dúvidas no governo Alckmin. Estudos preliminares indicam que a estrada, uma vez duplicada, p (...)


Seja um associado Sindepark