O primeiro teste é em um semáforo instalado dia 24 de outubro no cruzamento das Avenidas Juscelino Kubitschek e Professor Geraldo Ataliba, no Itaim-Bibi, zona sul. Hoje, técnicos acompanharam a mudança pessoalmente e com o uso de câmeras da CET. Ainda sem data definida, o sistema será ampliado para a região central da cidade e, depois, para toda a capital. A mudança é mais uma etapa da Campanha de Proteção ao Pedestre, que reduziu em 7% o número de atropelamentos da cidade.
Para entender a mudança, é preciso compreender como o sistema funcionou até agora. O tempo do vermelho piscante é suficiente para concluir apenas a metade da travessia. Por exemplo: em uma rua cujo tempo necessário para a travessia é de 20 segundos, o semáforo fica 15 segundos no verde e cinco no vermelho piscante. Assim, se o pedestre começa a cruzar a rua no verde e não chegou até a metade do percurso, a única opção segura caso ocorra a troca de sinal é voltar para o ponto de origem - o que não ocorre com frequência, segundo admite a CET.
Agora, o tempo do vermelho piscante será suficiente para atravessar a rua por completo. Se o pedestre entrar na rua no verde, ele poderá completar a caminhada com tranquilidade, mesmo se a troca de sinal ocorrer. No exemplo da rua de 20 segundos: serão cinco no verde e 15 segundos no vermelho piscante.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 26 de outubro de 2011