Teste
O modelo começou a ser testado dia 25 de outubro e deve ser adotado nos próximos meses no centro e, em 2012, no resto da capital. O sistema segue conceito de países desenvolvidos, que deve virar uma diretriz nacional ainda este ano. O primeiro teste começou na esquina da rua Prof. Geraldo Ataliba com a Juscelino Kubitschek, no Itaim Bibi. O pedestre tinha oito segundos de verde e quatro de vermelho piscante. O verde foi reduzido para cinco segundos. O vermelho piscante ficou maior: oito segundos.
"É ilusão achar que os pedestres terão os segundos a mais do vermelho piscante. A invasão da faixa por motos e carros vai crescer", critica Horácio Augusto Figueira. Mestre em engenharia pela USP, ele cobra a redução do tempo do sinal para carros e avalia que haverá pouco tempo de verde para pedestres.
O especialista Philip Gold defende a medida há mais de duas décadas. "O semáforo verde mente ao indicar que o pedestre pode atravessar. O tempo não é suficiente. É um crime de trânsito abrir o verde para veículos com pedestre no meio da pista." Ele reprova a estratégia da CET de mudar só em parte da cidade inicialmente, sem ampla divulgação. "Sem padronizar e sem explicar é outro crime de trânsito."
Fonte: Folha de S. Paulo, 26 de outubro de 2011