Parking News

Os semáforos para pedestres da cidade vão mudar. Quem estiver a pé terá menos tempo de luz verde para iniciar uma travessia. Mas ganhará em tempo de vermelho piscante - para poder completá-la com tranquilidade. O objetivo é evitar que os pedestres precisem correr para atravessar, porque a duração do vermelho piscante será suficiente para chegar ao lado oposto da rua. Na teoria, a medida não muda de forma significativa a divisão do tempo de passagem entre pedestres e carros. Na prática, modifica a recomendação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para alguém atravessar. Hoje ela defende que pedestres surpreendidos pela mudança de semáforo no começo da travessia voltem para a calçada. Com a mudança, a companhia orientará que eles terminem de atravessar. As informações são da Folha de S. Paulo.
Teste
O modelo começou a ser testado dia 25 de outubro e deve ser adotado nos próximos meses no centro e, em 2012, no resto da capital. O sistema segue conceito de países desenvolvidos, que deve virar uma diretriz nacional ainda este ano. O primeiro teste começou na esquina da rua Prof. Geraldo Ataliba com a Juscelino Kubitschek, no Itaim Bibi. O pedestre tinha oito segundos de verde e quatro de vermelho piscante. O verde foi reduzido para cinco segundos. O vermelho piscante ficou maior: oito segundos.
"É ilusão achar que os pedestres terão os segundos a mais do vermelho piscante. A invasão da faixa por motos e carros vai crescer", critica Horácio Augusto Figueira. Mestre em engenharia pela USP, ele cobra a redução do tempo do sinal para carros e avalia que haverá pouco tempo de verde para pedestres.
O especialista Philip Gold defende a medida há mais de duas décadas. "O semáforo verde mente ao indicar que o pedestre pode atravessar. O tempo não é suficiente. É um crime de trânsito abrir o verde para veículos com pedestre no meio da pista." Ele reprova a estratégia da CET de mudar só em parte da cidade inicialmente, sem ampla divulgação. "Sem padronizar e sem explicar é outro crime de trânsito."
Fonte: Folha de S. Paulo, 26 de outubro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Ponte ligará Santo Amaro e Panamby (25/10/2011)

Um novo anel viário sobre o Rio Pinheiros ligando os bairros de Santo Amaro e Panamby, um túnel de 2,4 km do Brooklin até a Rodovia dos Imigrantes, a remodelação da Avenida Chucri Zaidan e a construçã (...)

Novo semáforo confunde pedestres (27/10/2011)

Sem agentes para orientar as pessoas nem respeito por parte dos motoristas, o primeiro semáforo da cidade reprogramado para aumentar o tempo de alerta para o pedestre fez exatamente o oposto do que se (...)

Sem parar (01/11/2011)

O sistema de pedagiamento da rodovia dos Tamoios, principal acesso ao litoral norte paulista, ainda suscita dúvidas no governo Alckmin. Estudos preliminares indicam que a estrada, uma vez duplicada, p (...)


Seja um associado Sindepark