Parking News

Temidos por motoristas que procuram cada brecha da fiscalização para acelerar além da conta, os radares móveis não frequentam mais as ruas e avenidas paulistanas. A aposentadoria foi decretada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), após mais de uma década de atividade na cidade de São Paulo. Devido ao revezamento nos pontos de vigilância, surpreendendo com mais frequência quem desrespeita limites de velocidade, os radares móveis sempre foram os principais alvos de ataques dos condutores multados, segundo .
Defendidos por nove entre dez especialistas em segurança viária, esses aparelhos eram considerados pelos motoristas infratores "armadilhas", instrumentos da alegada "indústria de multas".
No fim de julho, os últimos 13 equipamentos (que poderiam variar a vigilância em 150 endereços) foram colocados em pontos permanentes.
E a nova diretriz é esta: não haverá mais revezamento de fiscalização. Todos seguirão instalados em pontos fixos, que somam hoje mais de 500 - os endereços estão na internet (www.cetsp.com.br).
"O secretário (dos Transportes, Marcelo Branco) falou: vamos acabar com esse negócio de cara pendurado atrás de radar escondidinho", afirma Luiz Alberto dos Reis, coronel da Polícia Militar e diretor administrativo da CET.
Não havia efeito educativo? "É bom para arrecadar", responde Reis, que acrescenta: "A rotatividade tem um lado positivo para a segurança do trânsito. Mas, por outro lado, a administração sempre tomou pancada por isso."
A CET também decidiu retirar as caixas metálicas vazias (sem radares) de avenidas, que davam uma falsa sensação de fiscalização.
Efeito psicológico
Entre 2005 e 2010, a frota subiu 16%, enquanto as multas na capital saltaram 96%.
Especialistas defendiam os radares móveis pelo efeito psicológico nos motoristas. Além de acidentes, eles temem favorecimento a quem só obedece limites de velocidade onde há fiscalização.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 9 de outubro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Parceria nos trilhos (05/10/2011)

O governo de São Paulo acerta ao oferecer, de uma só vez, um conjunto de linhas de transporte sobre trilhos para a construção e a exploração da iniciativa privada. O Estado tenta aproveitar-se das con (...)

Flanelinhas nas barbas da Guarda (10/10/2011)

Apesar da fiscalização, flanelinhas agiam livremente nas principais avenidas do Centro - Rio Branco e Presidente Vargas-, dia 8 de outubro, uma semana após O Globo denunciar que as vagas na região est (...)


Seja um associado Sindepark