A Jacu-Pêssego teve uma morte por atropelamento a cada três semanas em média. Recentemente, a rota foi ampliada da Avenida Ragueb Chohfi, na zona leste, até o Trecho Sul do Rodoanel, o que aumentou o fluxo de veículos pesados e em alta velocidade, transformando a via em uma espécie de "mini-Trecho Leste" do Rodoanel.
É esse novo perfil da via que, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), pode ter influenciado o aumento no número de atropelamentos - no ano passado, a Jacu-Pêssego nem aparecia no ranking das dez mais perigosas para o pedestre.
No ranking de 2010, a Marginal do Tietê figurou como a via mais perigosa, com 21 mortes de janeiro a dezembro. Neste ano, até agora, apareceu em terceiro lugar, com seis mortes.
A avaliação da CET é que as campanhas de conscientização têm pouco efeito nas marginais - os atropelamentos que ocorrem ali são, na maioria, de andarilhos e ambulantes que cruzam a via irregularmente.
Grandes corredores que funcionam como avenidas principais nos extremos da cidade continuam na lista das mais perigosas, principalmente na zona sul. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, Professor Francisco Morato e as Estradas de Itapecerica e do M Boi Mirim, todas na zona sul, somaram 17 mortes.
Na zona leste, duas grandes vias que já figuravam no ranking de 2010 permanecem perigosas: Ragueb Chohfi e Sapopemba, com quatro mortes cada uma.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 6 de outubro de 2011