"Usando nosso aplicativo, estacionar um dia inteiro em Atenas pode custar 3 euros, quando geralmente os preços são muitíssimo mais altos", explicou John Katsiotis, um dos criadores do ParkAround.
Por meio de uma simples busca no site ou no celular, os usuários podem encontrar vagas disponíveis na área da cidade onde desejam estacionar e reservá-las em tempo real com a tarifa mais reduzida.
O objetivo, segundo Katsiotis, é "colocar à disposição do usuário uma plataforma que permita a dinamização dos preços de estacionamento".
Usuários do ParkAround também têm a possibilidade de comparar preços a partir do aplicativo e ver qual estacionamento é mais vantajoso em função do tempo que vão estacionar, custo e distância da onde se encontram.
"O aplicativo é muito útil quando se está dirigindo e é preciso encontrar um lugar livre", comentou Katsiotis.
A iniciativa teve boa recepção entre as empresas do setor ? 40 delas já colaboram com o ParkAround ? e entre a população de Atenas, onde 25 mil pessoas já baixaram o aplicativo em seus smartphones e 502 mil reservas de vagas de estacionamento são realizadas a cada semana.
"Estamos contentes com o sucesso que o serviço está tendo em Atenas", disse Katsiotis.
O êxito do projeto levou seus impulsores a ampliar o raio de ação. Por isso, no começo de fevereiro começarão sua caminhada rumo a Londres, no Reino Unido.
"Londres é uma cidade com muito tráfego, onde os estacionamentos privados são muito caros e o povo está muito em dia com as novas tecnologias", afirmou o jovem empresário, que dirige a expansão do projeto em outros países europeus.
O co-fundador do ParkAround assegura que sua ideia é também aplicável a outros setores, como o teatro e a organização de eventos em geral. No entanto, seu negócio se centra no setor de estacionamento, no qual, devido a seus altos preços e à dificuldade que implica em algumas cidades, "faz muito sentido implantar esse sistema".
Fonte: agência EFE, 22 de janeiro de 2014