Parking News

O intenso tráfego de veículos visto diariamente nas ruas de Atenas, na Grécia, pode tornar o ato de estacionar não somente uma tarefa titânica, mas de alto custo. Porém, seguindo a esteira das dezenas de startups surgidas no país durante sua crise econômica, um grupo de jovens empreendedores se propôs a revolucionar o setor com um novo aplicativo para smartphones que compara preços de vagas de estacionamento, ressalta a EFE. Chamado ParkAround, o app se baseia no mesmo sistema que as companhias aéreas e os hotéis utilizam. Nele, o preço das reservas varia em função da demanda existente e, no caso dos estacionamentos, os descontos podem chegar a 80% do custo habitual.
"Usando nosso aplicativo, estacionar um dia inteiro em Atenas pode custar 3 euros, quando geralmente os preços são muitíssimo mais altos", explicou John Katsiotis, um dos criadores do ParkAround.
Por meio de uma simples busca no site ou no celular, os usuários podem encontrar vagas disponíveis na área da cidade onde desejam estacionar e reservá-las em tempo real com a tarifa mais reduzida.
O objetivo, segundo Katsiotis, é "colocar à disposição do usuário uma plataforma que permita a dinamização dos preços de estacionamento".
Usuários do ParkAround também têm a possibilidade de comparar preços a partir do aplicativo e ver qual estacionamento é mais vantajoso em função do tempo que vão estacionar, custo e distância da onde se encontram.
"O aplicativo é muito útil quando se está dirigindo e é preciso encontrar um lugar livre", comentou Katsiotis.
A iniciativa teve boa recepção entre as empresas do setor ? 40 delas já colaboram com o ParkAround ? e entre a população de Atenas, onde 25 mil pessoas já baixaram o aplicativo em seus smartphones e 502 mil reservas de vagas de estacionamento são realizadas a cada semana.
"Estamos contentes com o sucesso que o serviço está tendo em Atenas", disse Katsiotis.
O êxito do projeto levou seus impulsores a ampliar o raio de ação. Por isso, no começo de fevereiro começarão sua caminhada rumo a Londres, no Reino Unido.
"Londres é uma cidade com muito tráfego, onde os estacionamentos privados são muito caros e o povo está muito em dia com as novas tecnologias", afirmou o jovem empresário, que dirige a expansão do projeto em outros países europeus.
O co-fundador do ParkAround assegura que sua ideia é também aplicável a outros setores, como o teatro e a organização de eventos em geral. No entanto, seu negócio se centra no setor de estacionamento, no qual, devido a seus altos preços e à dificuldade que implica em algumas cidades, "faz muito sentido implantar esse sistema".
Fonte: agência EFE, 22 de janeiro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Flanelinhas agem soltos no mercadão (22/01/2014)

Um dia após o prefeito Fernando Haddad anunciar investimento de R$ 6 milhões no entorno do Mercado Municipal, no Centro, o Diário percorreu as ruas da região e confirmou que a presença de flanelinhas (...)

Estacionar no Canal 3 tem nova regra (26/01/2014)

Desde o dia 27, o estacionamento na faixa junto à Avenida Washington Luiz (Canal 3), entre a Avenida Francisco Glicério e a Rua Luiza Macuco, está proibido das 6 às 9 horas, no sentido Praia-Centro. A (...)

Em Guarulhos, medas emergenciais (24/01/2014)

Um passageiro atento perceberá que o aeroporto de Guarulhos está diferente este ano. Os banheiros da área de embarque triplicaram de tamanho, 900 placas foram trocadas e há 29 lojas novas e quase o do (...)

Vitória dos flanelinhas (24/01/2014)

O aumento acelerado do número de brasileiros que puderam exercer o direito de possuir um carro teve efeitos colaterais que vão além dos engarrafamentos na maioria das grandes cidades brasileiras. Em B (...)

Parecer favorável a vagas gratuitas (24/01/2014)

A polêmica sobre vagas gratuitas em estacionamentos de grandes estabelecimentos pode estar chegando ao fim. A Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO) emitiu dia 23 parecer favorável à minuta d (...)


Seja um associado Sindepark