Entretanto, mesmo com esta previsão, a Shell anuncia que o pico de consumo destes líquidos derivados do petróleo ainda está para chegar. Para a petrolífera, o uso de gasolina e diesel no mercado de carros particulares começará a ser reduzido após o ápice global, em 2035. Até lá, o consumo seguirá estável e em crescimento, enquanto que também se aprimorarão as pesquisas e investimentos em veículos mais eficientes e que utilizam fontes de energia limpas como o gás natural, eletricidade e hidrogênio.
Quanto ao hidrogênio, o primeiro passo para o aperfeiçoamento da tecnologia parece estar sendo dado pela Toyota. A fabricante japonesa apresentou, no último Salão de Tóquio, o FCV (Fuel Cell Vehicle) Concept e anunciou que já pretende inserir o modelo no mercado como um dos seus carros de produção. De acordo com o estudo divulgado pela Shell, esta tecnologia será a principal responsável por substituir os combustíveis fósseis, pois terão reabastecimentos bem mais simples e práticos do que carros elétricos.
Foto: MotorDream, 22 de janeiro de 2014