Para garantir que o espaço não fosse utilizado de maneira irregular, a Prefeitura espalhou equipe de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana a cada um dos cinco quilômetros da avenida. Mesmo com fiscalização intensa, o diretor de trânsito da cidade, Reinaldo dos Santos, esperava que o desrespeito fosse maior. ?Nos primeiros 30 minutos de operação, houve mais invasões. Mas depois que os motoristas viram nossas viaturas, passaram a se manter na esquerda.?
Santos afirma que, nas proximidades do cruzamento com a Avenida Presidente Castelo Branco, há maior incidência de infrações. Isso porque a interseção já é próxima do Centro e concentra demanda de diversos bairros da cidade.
A equipe do Diário percorreu a avenida na manhã de ontem. Percurso de aproximadamente dois quilômetros foi feito em dez minutos. A pista destinada aos automóveis estava congestionada, enquanto a da direita fluía sem problemas. Durante o trajeto, sete invasões foram flagradas.
Via exclusiva na D. Pedro I entra em funcionamento
A faixa de ônibus da Avenida Dom Pedro I, em Santo André, entrou em operação na manhã de ontem (27). A via tem espaço destinado exclusivamente aos coletivos de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h, apenas na pista sentido Centro. Por enquanto, o período é de orientação, sem aplicação de multas para quem desrespeitar a sinalização.
Fonte: Diário do Grande ABC (Sto. André), 28 de janeiro de 2014