Parking News

São Paulo registrou no último mês de dezembro o recorde de ocorrências de roubos de veículos, segundo dados da criminalidade de 2013 que seriam divulgados ontem (27) pela Secretaria da Segurança Pública. Pela primeira vez desde 2001, as ocorrências de roubo superaram as de furtos de veículos no Estado. Segundo a Folha apurou com pessoas ligadas à cúpula do governo, o mês teve 9.628 roubos (mais de 300 por dia) contra 8.195 furtos de veículos (pequenas correções poderiam ser feitas até a hora da divulgação).
A série histórica utilizada pela Folha começa em 2001, ano em que foi adotado pela secretaria o sistema de coleta de dados utilizado hoje.
Furtos são os crimes sem violência. Nos roubos há o emprego de violência (ou ameaça) e, quase sempre, uso de arma de fogo. São crimes que podem provocar traumas e sensação de insegurança na população, principalmente quando os assaltos acabam em morte - os latrocínios.
Segundo o secretário da Segurança, Fernando Grella Vieira, 50% dos casos de latrocínios estão ligados a roubos de veículos.
"Esses números explicam por que os homicídios em São Paulo caem de forma tão expressiva, mas a sensação de insegurança da população continua elevada", diz o especialista em segurança Luís Flávio Sapori.
As estatísticas deveriam trazer, também, uma redução no número de homicídios. Se confirmado, será o nono mês consecutivo com queda.
Especialistas apontam que as tecnologias de segurança dos veículos, como chaves codificadas, provocaram essa mudança do perfil dos crimes contra o patrimônio.
Outro fator que aumentou o número de roubos é a disseminação das armas de fogo. Procurada, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo não confirmou nem desmentiu os dados obtidos pela Folha.
Fonte: Folha de S. Paulo, 27 de janeiro de 2014

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Flanelinhas agem soltos no mercadão (22/01/2014)

Um dia após o prefeito Fernando Haddad anunciar investimento de R$ 6 milhões no entorno do Mercado Municipal, no Centro, o Diário percorreu as ruas da região e confirmou que a presença de flanelinhas (...)

Estacionar no Canal 3 tem nova regra (26/01/2014)

Desde o dia 27, o estacionamento na faixa junto à Avenida Washington Luiz (Canal 3), entre a Avenida Francisco Glicério e a Rua Luiza Macuco, está proibido das 6 às 9 horas, no sentido Praia-Centro. A (...)

Em Guarulhos, medas emergenciais (24/01/2014)

Um passageiro atento perceberá que o aeroporto de Guarulhos está diferente este ano. Os banheiros da área de embarque triplicaram de tamanho, 900 placas foram trocadas e há 29 lojas novas e quase o do (...)

Vitória dos flanelinhas (24/01/2014)

O aumento acelerado do número de brasileiros que puderam exercer o direito de possuir um carro teve efeitos colaterais que vão além dos engarrafamentos na maioria das grandes cidades brasileiras. Em B (...)

Parecer favorável a vagas gratuitas (24/01/2014)

A polêmica sobre vagas gratuitas em estacionamentos de grandes estabelecimentos pode estar chegando ao fim. A Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO) emitiu dia 23 parecer favorável à minuta d (...)


Seja um associado Sindepark