Parking News

No primeiro dia útil após o fechamento total do Elevado da Perimetral, a população carioca teve novamente que abusar da paciência para digerir o trânsito pesado, tanto na ida ao trabalho, como na volta para casa. O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, reconheceu que cidade enfrentou mais um dia de problemas e, segundo ele, as maiores dificuldades encontradas foram no acesso da Zona Sul pelo Aterro do Flamengo e a adaptação dos motoristas na região do Passeio e na Lapa. "A cidade está vivendo uma situação de contingência até a conclusão das obras e a prefeitura conta com a colaboração da população. Recomendamos o uso do transporte público, pedimos atenção à sinalização e, se possível, que o carioca pratique a carona solidária", reforçou Osório.
O fechamento definitivo do trecho ainda aberto ao tráfego da Perimetral, realizado na madrugada de domingo, permitirá o avanço das obras dos túneis da Via Expressa, hoje com pouco mais de 530 metros escavados. Apesar das críticas do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, que considerou a interdição precipitada, o prefeito Eduardo Paes disse que seria impossível terminar as obras dos túneis na Zona Portuária com o elevado ainda de pé.
O certo é que o impacto no trânsito foi bem pior do que a prefeitura estimava. Os problemas começaram logo cedo e, de acordo com o Centro de Operações Rio (COR), foram registrados pontos de retenção no Aterro do Flamengo, nas proximidades da entrada do Mergulhão da Praça XV e no próprio mergulhão, bem como na Avenida Presidente Antônio Carlos, na Rua 1º de Março e na Via Binário do Porto, entre outros locais. Para tentar melhor ordenar o trânsito na região do Centro, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) agiu com rigor e, com o apoio de guardas municipais, agentes do órgão multaram 61 veículos, além de terem rebocado outros 35 por estacionamento irregular.
Mais mudanças
A partir de sábado, a Avenida Rio Branco, no trecho que vai da Praça Mauá até a Avenida Presidente Vargas, passará a operar apenas sentido Praça Mauá. Em 8 de fevereiro, o Mergulhão da Praça XV também será interditado e a circulação de carros particulares na Avenida Rio Branco será proibida a partir da Avenida Presidente Vargas até a Avenida Beira-Mar, transformando-se numa via de mão-dupla exclusiva para táxis e ônibus com ligação direta ao Aterro do Flamengo e a Presidente Vargas, nos dois sentidos. Nesta nova fase, será retirada uma extensão de 1.689 metros do elevado, no trecho que vai da Rua Visconde de Inhaúma até o III Comar, na altura da Praça XV, onde há a descida para a Avenida General Justo. A metodologia aplicada desta vez não será da implosão, mas de demolição e desmonte, devido à proximidade dos edifícios vizinhos.
Fonte: Jornal do Commercio (RJ), 28 de janeiro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Flanelinhas agem soltos no mercadão (22/01/2014)

Um dia após o prefeito Fernando Haddad anunciar investimento de R$ 6 milhões no entorno do Mercado Municipal, no Centro, o Diário percorreu as ruas da região e confirmou que a presença de flanelinhas (...)

Estacionar no Canal 3 tem nova regra (26/01/2014)

Desde o dia 27, o estacionamento na faixa junto à Avenida Washington Luiz (Canal 3), entre a Avenida Francisco Glicério e a Rua Luiza Macuco, está proibido das 6 às 9 horas, no sentido Praia-Centro. A (...)

Em Guarulhos, medas emergenciais (24/01/2014)

Um passageiro atento perceberá que o aeroporto de Guarulhos está diferente este ano. Os banheiros da área de embarque triplicaram de tamanho, 900 placas foram trocadas e há 29 lojas novas e quase o do (...)

Vitória dos flanelinhas (24/01/2014)

O aumento acelerado do número de brasileiros que puderam exercer o direito de possuir um carro teve efeitos colaterais que vão além dos engarrafamentos na maioria das grandes cidades brasileiras. Em B (...)

Parecer favorável a vagas gratuitas (24/01/2014)

A polêmica sobre vagas gratuitas em estacionamentos de grandes estabelecimentos pode estar chegando ao fim. A Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO) emitiu dia 23 parecer favorável à minuta d (...)


Seja um associado Sindepark