Parking News

São Paulo possui 1,8 mil agentes de trânsito, mas precisa de ao menos outros 1,2 mil marronzinhos para melhorar a fluidez do tráfego, número 60% maior que o quadro atual. É o que afirmam consultores em engenharia de tráfego ouvidos pelo Destak. Considerando que cada agente ganha inicialmente R$ 1,4 mil, o impacto anual na folha de pagamento da CET seria de R$ 20 milhões. Não estão incluídos na conta os custos com treinamento, que dura até três meses.
O consultor Sérgio Ejzemberg diz que experiências em grandes cidades demonstram que é necessário, no mínimo, um agente para cada 2 mil veículos. Em São Paulo, essa relação é de um marronzinho para cada 3,3 mil carros. O também consultor Gabriel Feriancic concorda com a necessidade de ampliar o número de funcionários da CET. No entanto, lembra que, se a empresa investir em tecnologia, não será preciso contratar mais funcionários para fiscalizar o trânsito. A instalação de chips em carros, por exemplo, facilitaria esse trabalho.
O Sindiviários, que representa os trabalhadores da CET, afirma que, dos cerca de 4 mil funcionários da companhia, mais da metade não é agente (2,2 mil). Segundo Elias Maluf, secretário-geral do sindicato, a Cidade do México, que tem um perfil similar ao de São Paulo, tem 10 mil pessoas cuidando do trânsito.
Fonte: Destak, 1º de abril de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Caminhoneiros ameaçam parar (08/04/2008)

Descontentes com a inclusão dos caminhões no rodízio e também com as restrições de carga e descarga das 5 às 21 horas na área do centro expandido, os cerca de 50 mil caminhoneiros autônomos de São Pau (...)

A cidade que parou no tempo (06/04/2008)

De acordo com estudo feito pelo professor de engenharia de transportes da Coppe/UFRJ Ronaldo Balassiano, divulgado pelo jornal O Globo, as horas de trabalho desperdiçadas no trânsito das principais vi (...)

Flanelinhas detidos (06/04/2008)

Dois flanelinhas foram presos dia 3 na Zona Sul do Rio de Janeiro. No Catete, policiais do 2º BPM (Botafogo) prenderam Manoel Ribeiro dos Santos Filho, que guardava carros na Rua Dois de Dezembro. Con (...)

AMC retoma cobrança de Zona Azul (1º/04/2008)

A taxa de Zona Azul voltou a ser cobrada pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) dia 1º em Fortaleza. Segundo o Diário do Nordeste, os motoristas puderam estacionar e (...)

Mais espaço para estacionar (01/04/2008)

O fim da luta diária dos brasilienses para conseguir estacionar o carro em uma das 15 mil vagas da região central do Distrito Federal tem data certa: o segundo semestre de 2009. Segundo O Tempo (MG), (...)

Rozio de caminhões pode elevar custos do comércio (03/04/2008)

O comércio de São Paulo poderá ter um aumento de custos com a inclusão de caminhões no rodízio de veículos da cidade. O motivo, como explica a Gazeta Mercantil, é que na conta de gastos seriam