Parking News

De acordo com estudo feito pelo professor de engenharia de transportes da Coppe/UFRJ Ronaldo Balassiano, divulgado pelo jornal O Globo, as horas de trabalho desperdiçadas no trânsito das principais vias do Rio de Janeiro, ao volante do próprio carro ou dentro dos ônibus, geram um prejuízo que pode chegar a R$ 12 bilhões por ano, o equivalente a 10% do PIB da cidade. O cálculo considera o valor médio da hora trabalhada e os gastos a mais com combustíveis. "São valores conservadores, calculados a partir de dados do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), que revelam o desperdício de dinheiro e a falta de planejamento. Precisamos de um gerenciamento da mobilidade, incentivando o transporte público e o uso racional do carro", diz Balassiano.
Para o jornal, o carioca "engarrafado" enfrenta, de um lado, mais carros nas ruas. De acordo com o Detran, todo ano entram em circulação mais 189 mil veículos no Estado. No Túnel Rebouças, por exemplo, a média diária de carros passou de 170 mil para 195 mil, um crescimento de 14,7%. No Túnel Santa Bárbara, o aumento foi ainda maior: de 75 mil para 95 mil - 26,7%. O resultado foi a redução da velocidade média nos principais corredores da cidade.
Por outro lado, faltam investimentos em transporte público de massa. Foram inauguradas apenas quatro estações de metrô desde 1998. As alternativas viárias também são praticamente as mesmas em dez anos. A última grande obra foi a Linha Amarela, em 1997. Considerado um dos transportes de massa mais eficientes, o metrô não consegue absorver a demanda de passageiros no Rio de Janeiro. Prova disso é que o tempo de espera dos passageiros é considerado alto: quatro minutos e 10 segundos na Linha 1 e 10 segundos a mais na Linha 2.
Fonte: O Globo (RJ), 6 de abril de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Caminhoneiros ameaçam parar (08/04/2008)

Descontentes com a inclusão dos caminhões no rodízio e também com as restrições de carga e descarga das 5 às 21 horas na área do centro expandido, os cerca de 50 mil caminhoneiros autônomos de São Pau (...)

Flanelinhas detidos (06/04/2008)

Dois flanelinhas foram presos dia 3 na Zona Sul do Rio de Janeiro. No Catete, policiais do 2º BPM (Botafogo) prenderam Manoel Ribeiro dos Santos Filho, que guardava carros na Rua Dois de Dezembro. Con (...)

AMC retoma cobrança de Zona Azul (1º/04/2008)

A taxa de Zona Azul voltou a ser cobrada pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) dia 1º em Fortaleza. Segundo o Diário do Nordeste, os motoristas puderam estacionar e (...)

Mais espaço para estacionar (01/04/2008)

O fim da luta diária dos brasilienses para conseguir estacionar o carro em uma das 15 mil vagas da região central do Distrito Federal tem data certa: o segundo semestre de 2009. Segundo O Tempo (MG), (...)

Rozio de caminhões pode elevar custos do comércio (03/04/2008)

O comércio de São Paulo poderá ter um aumento de custos com a inclusão de caminhões no rodízio de veículos da cidade. O motivo, como explica a Gazeta Mercantil, é que na conta de gastos seriam