Para o jornal, o carioca "engarrafado" enfrenta, de um lado, mais carros nas ruas. De acordo com o Detran, todo ano entram em circulação mais 189 mil veículos no Estado. No Túnel Rebouças, por exemplo, a média diária de carros passou de 170 mil para 195 mil, um crescimento de 14,7%. No Túnel Santa Bárbara, o aumento foi ainda maior: de 75 mil para 95 mil - 26,7%. O resultado foi a redução da velocidade média nos principais corredores da cidade.
Por outro lado, faltam investimentos em transporte público de massa. Foram inauguradas apenas quatro estações de metrô desde 1998. As alternativas viárias também são praticamente as mesmas em dez anos. A última grande obra foi a Linha Amarela, em 1997. Considerado um dos transportes de massa mais eficientes, o metrô não consegue absorver a demanda de passageiros no Rio de Janeiro. Prova disso é que o tempo de espera dos passageiros é considerado alto: quatro minutos e 10 segundos na Linha 1 e 10 segundos a mais na Linha 2.
Fonte: O Globo (RJ), 6 de abril de 2008