Parking News

Relatório preliminar preparado por técnicos da Prefeitura aponta cinco possíveis causas para o acidente ocorrido dia 31 na obra do Expresso Tiradentes, antigo Fura-Fila, na Zona Leste de São Paulo. Felipe Grandin, do Estado de S. Paulo, relata que três das hipóteses podem ser consideradas falhas de engenharia. A primeira possibilidade é erro no projeto, o que teria provocado o desequilíbrio da gigantesca estrutura de concreto que se inclinou e só não foi ao chão porque ficou apoiada no viaduto. Após inspeção, os técnicos calcularam que a estrutura, de 81 metros de comprimento, pesa 990 toneladas.
A segunda hipótese é de equívoco no momento da colocação do concreto. Um dos lados da estrutura teria recebido mais material do que o outro, o que criou uma diferença de peso. A terceira explicação seria o desalinhamento do pilar que sustenta a estrutura. Fora da posição ideal, a plataforma teria cedido.
As outras possibilidades incluídas no relatório são o choque de um caminhão com excesso de altura e "fatores externos, fortuitos ou supervenientes". Ainda não há previsão para a retomada das obras na estrutura que tombou nem na outra plataforma, que é feita com a mesma técnica. O trabalho continua, porém, no restante do trecho, que é construído com um método diferente, com vigas metálicas e placas pré-moldadas de concreto.
Fonte: O Estado de S. Paulo (SP), 3 de abril de 2008

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Caminhoneiros ameaçam parar (08/04/2008)

Descontentes com a inclusão dos caminhões no rodízio e também com as restrições de carga e descarga das 5 às 21 horas na área do centro expandido, os cerca de 50 mil caminhoneiros autônomos de São Pau (...)

A cidade que parou no tempo (06/04/2008)

De acordo com estudo feito pelo professor de engenharia de transportes da Coppe/UFRJ Ronaldo Balassiano, divulgado pelo jornal O Globo, as horas de trabalho desperdiçadas no trânsito das principais vi (...)

Flanelinhas detidos (06/04/2008)

Dois flanelinhas foram presos dia 3 na Zona Sul do Rio de Janeiro. No Catete, policiais do 2º BPM (Botafogo) prenderam Manoel Ribeiro dos Santos Filho, que guardava carros na Rua Dois de Dezembro. Con (...)

AMC retoma cobrança de Zona Azul (1º/04/2008)

A taxa de Zona Azul voltou a ser cobrada pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) dia 1º em Fortaleza. Segundo o Diário do Nordeste, os motoristas puderam estacionar e (...)

Mais espaço para estacionar (01/04/2008)

O fim da luta diária dos brasilienses para conseguir estacionar o carro em uma das 15 mil vagas da região central do Distrito Federal tem data certa: o segundo semestre de 2009. Segundo O Tempo (MG), (...)

Rozio de caminhões pode elevar custos do comércio (03/04/2008)

O comércio de São Paulo poderá ter um aumento de custos com a inclusão de caminhões no rodízio de veículos da cidade. O motivo, como explica a Gazeta Mercantil, é que na conta de gastos seriam